Browsing by Author "Quintela, Carlos Manuel Borges"
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- Um percurso na aquisição de competências especializadasPublication . Quintela, Carlos Manuel Borges; Ferreira, Maria Amélia DiasO presente relatório encontra-se inserido no âmbito da unidade curricular, Estágio Final e Relatório do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica da Universidade Católica Portuguesa, do Instituto de Ciências da Saúde. Este trabalho incide sobre o estágio realizado na Unidade de Cuidados Intensivos de um hospital central da região metropolitana do Porto e no Instituto Nacional de Emergência Médica, Delegação Regional do Norte. O relatório tem como objetivo primordial a aquisição de competências de Enfermeiro Especialista no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-cirúrgica. Pretendo com este relatório expor uma análise críticoreflexiva das competências do Enfermeiro Especialista em contexto de estágio, atendendo aos objetivos indicados no guia de estágio da Universidade Católica Portuguesa e organizadas por domínios de competências comuns do Enfermeiro Especialista. No domínio ético legal, enfoca o respeito pelo direito e defesa da dignidade humana do doente e sua família, na análise crítico-reflexiva de questões éticas no âmbito do exercício de cuidados ao doente crítico. No domínio da melhoria da qualidade, aborda a gestão do risco, prevenção e controlo de infeção associado aos cuidados de saúde, bem como a segurança e proteção dos enfermeiros na exposição ocupacional aos exames radiológicos dos seus doentes. No domínio da gestão dos cuidados, reflete a necessidade de gestão de recursos humanos e materiais de forma eficiente, a importância do saber ser e estar no âmbito da integração em equipa, bem como a necessidade de competências comunicacionais que sejam facilitadoras de processos terapêuticos com o doente e sua família. No âmbito das aprendizagens profissionais, incide na necessidade de desenvolver o autoconhecimento no projeto formativo da profissão de forma contínua. A elaboração do relatório foi assente numa metodologia descritiva, com abordagem crítico-reflexiva, suportada em pesquisa bibliográfica, apoiada nos conhecimentos lecionados no curso e complementada com a minha experiência profissional. Realizo um balanço sobre o processo de aprendizagem percorrido à luz das competências adquiridas, bem como novos horizontes avistados e perspetivas futuras no desenvolvimento pessoal e profissional da disciplina de Enfermagem.