Browsing by Author "Pinto, Catarina Morazzo de Sousa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A relação entre a oferta de produtos sustentáveis de insígnia e a lealdade dos consumidores millenial : estudo de caso Pingo Doce EcodesignPublication . Pinto, Catarina Morazzo de Sousa; Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasA presente dissertação foca-se na relação entre uma variável independente, a sustentabilidade, e uma variável dependente, a lealdade dos consumidores Millennial. A união destas duas temáticas justifica-se pela importância de compreender de que forma a geração Millennial é impactada pelo desempenho e pela inovação sustentável das marcas, especificamente na oferta de produtos sustentáveis de insígnia no mercado do retalho em grandes superfícies. Ao longo das últimas décadas, tem-se vindo a verificar um crescente interesse pelo tema da sustentabilidade, acompanhado por uma notória preocupação dos indivíduos no que diz respeito ao impacto que o seu comportamento como consumidores tem para com o meio ambiente. Esta investigação foi aplicada no setor de retalho, no qual se recorreu à marca Pingo Doce Ecodesign como caso de estudo. A sustentabilidade tem sido um motor de arranque para a inovação na marca Pingo Doce, não só para corresponder às necessidades de um mercado moderno, como também para alcançar um determinado nicho de consumidores. A investigação deste fenómeno partiu de um estudo de caráter misto, apoiada na realização de um inquérito por questionário e de entrevistas a nove consumidores assíduos da marca. Ambos os métodos se dedicam, numa primeira fase, ao tema na sua generalidade e, numa segunda fase, especificamente à marca Pingo Doce Ecodesign. Os resultados obtidos pela investigação demonstram um impacto positivo desta estratégia do Pingo Doce na lealdade dos consumidores na faixa etária estudada. A oferta de produtos sustentáveis de insígnia permite a união de três fatores essenciais para o consumidor Millennial português, nomeadamente o preço, a qualidade e a componente sustentável, algo que nem sempre está presente ou até mesmo é possível nas marcas de fornecedores.