Browsing by Author "Pinho, Nuno Miguel Peixoto de"
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- Processos de criação e reutilização musical a partir da obra do compositor Jorge Peixinho (1940 - 1995)Publication . Pinho, Nuno Miguel Peixoto de; Ona, Erik; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro LourençoO presente estudo tem como objetivo principal dar um contributo no âmbito do uso de código musical pré-existente complexo em contextos criativos, propondo uma sistematização na abordagem composicional. A razão do interesse pela criação de uma obra musical usando material alheio, de forma a este não ser relacionado com a sua fonte, começou desde o início dos estudos superiores, no âmbito da composição musical. Querer debruçar-se e aprofundar a obra do compositor Jorge Peixinho (1940- 1995), visto este ter sido um pioneiro em Portugal na segunda metade do séc. XX, ao reunir diversas fontes alheias numa mesma obra, ou seja, redes intertextuais, prendeuse com o facto de este identificar nos seus textos o uso de diversas fontes alheias, e, auditivamente, estas consistirem num reconhecimento de forma verdadeiramente enigmática. O próprio Peixinho identificava este fenómeno como procura de uma “espécie de vínculos secretos”, interagindo com o material, através de técnicas e/ou sistemas arquitetónicos de forma musicalmente intricada e pouco explícita, com o intuito de alcançar como objetivo último a aplicação personalizada desta ideia na própria obra. A existência de uma pluralidade de técnicas e abordagens composicionais com o uso de material pré-existente que não só lhe concede um papel complexo, mas, recapitulando o pensamento de Peter Szendy, apresenta igualmente uma discussão epistemológica e musicológica de grande atualidade (2001). Assim sendo, e partindo de uma revisão bibliográfica prévia, foi possível refletir, elaborar, aplicar e promover uma proposta taxonómica de reutilização musical. Partido do princípio que todas as obras musicais dialogam com o seu passado de forma consciente ou inconsciente por parte do criador, a questão orientadora à qual a presente investigação pretendeu dar resposta foi a seguinte: como pode o compositor aplicar material alheio e diversificado numa mesma composição original de forma consciente, de maneira a que este se torne irreconhecível e não cause desequilíbrio ou instabilidade na própria obra? Tendo em conta a natureza do contexto, a problemática, as questões de estudo e os objetivos enunciados, optou-se por uma perspetiva não convencional da investigação, na procura de novos territórios do avanço do conhecimento científico através da implementação de novo conhecimento refletindo sobre a própria prática artística, uma Practice-Based Research (Hasar, A., et al., 2009). Este projeto pretendeu incluir o artista e o cientista no percurso analítico, utilizando uma direção metodológica que se apoia na observação como participante, na qual o próprio observador participa e reflete igualmente sobre a sua atividade. O percurso metodológico teve a intenção de entrelaçar o conhecimento alcançado ao examinar um conjunto de obras de Jorge Peixinho identificadas no corpus analítico, nas quais a problemática em causa se encontra em evidência. Ao nível prático, procurou analisar e sintetizar o conhecimento teórico obtido no campo analítico, facultando e inspirando uma proposta de uma prática original, direcionada para a questão orientadora deste estudo. As oito obras musicais apresentadas pretenderam inventar as “maneiras” (Nunes, 2011) de Nuno Peixoto de Pinho, enquanto compositor, demonstrando um crescimento contínuo e solidificação das diferentes técnicas e aproximações idiomáticas que se relacionam direta ou indiretamente com as mesmas observadas na obra de Peixinho. Este foi o responsável por proporcionar ao autor-investigador a ocasião de pôr em prática sugestões de pensamento artístico singular, sempre influenciado por inevitáveis e justificados epígonos.