Browsing by Author "Pereira, Rita Lourenço Marinho Verdasca"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A comunicação organizacional digital : o caso UBER em Lisboa e no Rio de JaneiroPublication . Pereira, Rita Lourenço Marinho Verdasca; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesA presente dissertação aborda o fenómeno da comunicação organizacional em contextos digitais. Mais concretamente, questiona a influência da comunicação digital no fomento de relações de proximidade entre as organizações e os seus públicos. A economia de partilha e as organizações virtuais são temáticas sobre as quais a investigação se debruça. São diversos os casos de organizações virtuais que pertencem ao sistema de economia de partilha. Devido às suas características, recorrem sobretudo à comunicação digital – tanto interna como externa – para se conectarem com os seus públicos. Como é que os públicos encaram este fenómeno? Quais os seus efeitos no público externo e interno? São duas das principais questões que investigamos. Procurou-se então descobrir quais as perceções e efeitos no público interno e externo de uma organização que opta por utilizar a comunicação digital como principal meio de comunicação e trabalho. Para levar a cabo esta investigação, selecionamos uma organização que corresponde aos critérios requeridos: a Uber. Inquiriram-se motoristas da Uber e o público/ clientes da Uber em Lisboa e no Rio de Janeiro. A investigação realizada sugere que os processos de relacionamento estabelecidos por via da comunicação digital são satisfatórios para os públicos da Uber. As novas plataformas de comunicação como os media sociais ou a aplicação móvel da empresa revelaram-se preponderantes para a aceitação destas novas formas de trabalho e comunicação. A nossa análise salvaguarda, contudo, que a comunicação face-a-face ainda assume um papel importante no que toca ao contacto com o público externo da organização em questão.