Browsing by Author "Pereira, Margarida Alexandra Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A influência do Tiktok no consumo de skincare pelas raparigas da Geração Alpha (10-12 anos)Publication . Pereira, Margarida Alexandra Rodrigues; Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasO TikTok emergiu como uma das plataformas mais influentes entre os jovens, incluindo aqueles que ainda não têm a idade permitida para utilizá-la. As suas características únicas, como o conteúdo rápido e altamente personalizado, graças ao sofisticado algoritmo que utiliza, tornam-na viciante e popular entre a juventude. A Geração Alpha, composta por indivíduos nascidos após 2010, é descrita como global, digital, social, móvel e visual, características que fazem desta uma geração apaixonada pelo TikTok. Adicionalmente, são muitos os jovens que admitem que os social media os encorajam a descobrir novas marcas e produtos. Por sua vez, o segmento de skincare tem atraído um público cada vez mais jovem, com o TikTok a desempenhar um papel crucial na popularização de rotinas de skincare e produtos que frequentemente se tornam virais. O presente estudo visa compreender como o TikTok influencia o consumo de produtos de skincare pela Geração Alpha, focando-se nas raparigas entre os 10 e os 12 anos. Trata-se de uma pesquisa exploratória que utilizou o método qualitativo. Na primeira fase, foram realizadas entrevistas com sete especialistas de áreas relacionadas com o tema de modo a obter insights valiosos e para a realização de um guião mais preciso e aprofundado para as entrevistas às jovens. Na segunda fase, 20 entrevistas foram conduzidas com jovens da Geração Alpha (10-12 anos) para entender a sua relação com o TikTok e as suas rotinas de skincare. Os resultados mostraram um interesse significativo pelo tema do skincare entre as jovens, que utilizam produtos como protetor solar, géis de limpeza, cremes e séruns. As entrevistadas estão cientes das tendências e dos produtos virais no TikTok. Embora nem todas utilizem produtos de skincare, todas assistem a vídeos sobre o tema no TikTok, aumentando a sua consciência e interesse. Apesar de a maioria dos conteúdos serem criados por jovens mais velhas e voltados para peles adultas, as entrevistadas utilizam produtos mais adequados para sua faixa etária, como hidratantes e protetores solares. Conclui-se que o TikTok exerce uma influência considerável em vários aspectos, como o conhecimento e a reputação de marcas e produtos, bem como nas decisões de compra das jovens. As implicações dos resultados sugerem que o TikTok é um canal poderoso para a promoção de produtos de skincare entre a Geração Alpha, o que pode impactar estratégias de marketing e desenvolvimento de produtos adequados para esta faixa etária.