Browsing by Author "Pereira, Edite Regina"
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- Práticas pedagógicas e projetos solidáriosPublication . Pereira, Edite Regina; Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco daNas últimas décadas assistiu-se a um progressivo interesse pelas atitudes para com a pessoa deficiente. Este interesse explica-se pelas modernas correntes da integração, da desinstitucionalização e da normalização. No quadro da reforma do sistema educativo, as mudanças em educação especial direcionam-se no sentido de uma progressiva integração da criança com necessidades na classe do ensino regular. Neste processo, a escola têm um papel fundamental na condução de uma inclusão bem-sucedida. Não menos importante é o papel da família e da comunidade escolar, onde o aluno está inserido Baseada numa revisão bibliográfica sobre as atitudes face à integração de crianças com necessidades educativas especiais, desenvolvemos o argumento de que as representações e as atitudes dos professores face à integração escolar das crianças com necessidades educativas especiais dependem fundamentalmente das representações de sucesso de cada grupo e estas por sua vez interagem com a formação recebida. De seguida apresentou-se o conceito de NEE e as suas diferentes problemáticas; o tipo de NEE (ligeira/ significativas e temporárias/ permanentes). Como um dos propósitos do relatório é relatar o nosso percurso profissional, escolhi uma experiência muito significativa ocorrida numa Unidade de Multideficiência, integrada numa escola básica do primeiro ciclo, para narrar e para não ficar esquecida, pelo envolvimento da família, da escola, da comunidade escolar… Dado que o caso ocorreu numa Unidade de Multideficiência, fizemos uma abordagem ao conceito de Multideficiência e suas caraterísticas e explicamos qual a função de Unidades de Multideficiência, salientando que estas funcionam dentro das escolas regulares e que essas crianças frequentam as salas do ensino regular. Como referi anteriormente vivi uma experiência muito significativa numa escola, devido a um projeto que desenvolvi, tendo em conta um aluno multideficiente, que precisava de uma nova cadeira de rodas, pois a dele estava desajustada ao seu tamanho, limitando a sua participação e atividade. Esse projeto chamava-se “Projeto das Tampinhas e Outros”, pois soubemos que tampinhas de plástico dão origem a cadeiras de rodas. Ou seja, angariam-se tampinhas, que depois são entregues em locais onde se faz reciclagem, e as entidades de reciclagem pagam uma determinada quantia pelas tampas. Com esse dinheiro depois compram-se as cadeiras de rodas…No entanto, ao longo do tempo verificámos que não tínhamosdinheiro suficiente com este projeto, no entanto continuamos a nossa luta programando um BTT solidário e vendendo rifas. Quase no final do ano letivo alcançamos o nosso objetivo e entregou-se uma cadeira de rodas ao aluno e ainda se ofereceu um colete ortopédico a outra criança.