Browsing by Author "Pereira, Ana Margarida Marques da Costa"
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- Relação entre fatores cognitivo-afetivos e de produto, com a intenção e decisão de consumo de produtos de origem animal e vegetalPublication . Pereira, Ana Margarida Marques da Costa; Carvalho, Rui Filipe Gaspar deEmbora a evidência científica demonstre a existência de uma relação entre fatores cognitivo-afetivos e fatores relacionados ao produto com a intenção alimentar, do nosso conhecimento, são ainda escassos os estudos focados no consumo de produtos de origem animal. O presente estudo teve como principal objetivo colmatar essa lacuna ao analisar o efeito preditor do vínculo a produtos de origem animal na intenção de consumo de ingredientes de origem animal e vegetal e escolha de refeições à base destes, e o papel moderador da empatia e da perceção de capacidades mentais e emocionais dos animais nesta relação. Este estudo usou uma metodologia quantitativa com recurso a um questionário online, com uma amostra de 535 participantes, dos quais 408 (76.26%) eram do sexo feminino e 126 (23.55%) do sexo masculino. Da amostra total, 282 (52.71%) seguiam uma alimentação omnívora, 183 (34.21%) flexitariana e 70 (13.08%) vegetariana. Os resultados demonstraram que o vínculo a produtos de origem animal era um preditor negativo e significativo da intenção de consumo e escolha de refeições dos participantes, contrariamente à empatia e à perceção de capacidades mentais e emocionais que não revelaram ser preditores nem moderadores das variáveis critério. Constatou-se também diferenças nas variáveis em estudo, consoante o género e o regime alimentar dos participantes, sendo as mulheres e os vegetarianos aqueles com atitudes mais positivas com os animais, menor vínculo a produtos de origem animal e maior disposição para a redução do consumo desses produtos e escolha de refeições de base vegetal. Os modelos de regressão linear múltipla mostraram o efeito atenuador do vínculo a produtos de origem animal na relação estabelecida entre as variáveis cognitivo-afetivas e as variáveis critério. Este estudo permitiu aprofundar o conhecimento acerca da temática, realçando a relevância de barreiras e facilitadores na mudança comportamental, com possíveis implicações práticas no âmbito de intervenções focadas na promoção de escolhas alimentares mais sustentáveis.