Browsing by Author "Pereira, Alexandra de Almeida Marco"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Caracterização da colonização microbiana da pintura mural de três igrejas (N Portugal) : estudo preliminar do crescimento microbiano, avaliação da actividade de biocidas e proposta de intervenção futuraPublication . Pereira, Alexandra de Almeida Marco; Vieira, Eduarda Maria Martins Moreira da Silva; Moreira, Patrícia; Caetano, JoaquimA investigação abrange três conjuntos de pinturas murais a fresco, com alteração da superfície, sugerindo um processo de colonização microbiana. Documentam-se os procedimentos de recolha e tratamento de amostras dos materiais, a fim de conhecer a técnica da pintura mural original e caracteriza-se o actual estado de conservação dos bens, para a realização de acções de conservação e restauro. São focados três casos de estudo: a Igreja de Santa Eulália do Mosteiro de Arnoso/Igreja de São Salvador, em Vila Nova de Famalicão, a Igreja de São Tiago/ Igreja Paroquial de Valadares, em Baião e a Igreja de Santa Cristina de Serzedelo, em Guimarães. Os três monumentos inserem-se em ambientes rurais, de construção em granito porfiróide, de grão grosseiro e essencialmente biotítico, como postulado nas cartas geológicas consultadas. Santa Eulália, é uma construção do séc. XII. Santa Cristina, é de meados do Séc. XIII e S. Tiago, de finais do românico. No interior, as igrejas são parcialmente revestidas com pinturas murais e revelam diferentes campanhas de intervenção entre os sécs. XV e XVI. Durante a investigação, recolheram-se vinte e sete amostras que se submeteram a análise por microespectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (μS-FTIR) e exames estratigráficos para identificação da constituição das pinturas murais. Caracterizam-se, desta forma, como frescos, mostrando maioritariamente apenas uma camada de reboco e camada cromática extremamente finas. No estudo da alteração das superfícies comprovou-se que as obras evidenciam uma degradação comum aos três exemplos manifestada pela presença de biofilmes negros de origem microbiana. Para o seu estudo e caracterização recorreu-se a diferentes métodos de exame e análise como: a microscopia óptica (MO); métodos clássicos de microbiologia e identificação de isolados por biologia molecular; espectrometria de UV-Visível; CIE L*a*b*; microscopia electrónica de varrimento (SEM). A partir da recolha de trinta e seis amostras de locais onde era patente a alteração cromática da superfície, isolaram-se vinte e seis fungos filamentosos e quarenta e três bactérias/leveduras. Identificaram-se até à espécie, sete fungos filamentosos correspondendo a três géneros diferentes – Apergillus, Penicillium e Alternaria. De entre os organismos isolados, seleccionaram-se quatro, com potencial de produção de biofilmes negros, para tratamentos com quatro biocidas comerciais e cinco biocidas naturais (óleos essenciais) e determinação das respectivas concentrações mínimas inibitórias (CMI). Efectuaram-se testes para isolamento e caracterização química do pigmento produzido por estes fungos e eventual remoção das patines através de protocolos de extracção de pigmento e de degradação enzimática, com uma peroxidase fúngica. Alcançou-se uma diminuição da cor nos provetes, com potencial de aplicação futura. Recolheram-se pontualmente valores de Humidade Relativa e Temperatura, tanto no interior, como no exterior dos monumentos. Verificou-se que a água se destaca como principal agente de deterioração dos frescos nos três casos de estudo, com especial gravidade em Sta. Eulália e Sta. Cristina, onde migra para o interior do granito por ascensão capilar. A luz solar directa assume-se como um factor de risco importante no caso de Santa Eulália. A conjugação destes três factores é responsável pela perda significativa de área polícroma e das manchas negras inestéticas por biocolonização fúngica, agravada no caso de Sta. Eulália pela remoção dos altares, entre 1941 e 1945. Em consequência, considerou-se pertinente a avaliação dos factores e da magnitude de risco, tendo por fim a elaboração de um quadro interpretativo para a tomada de decisão sobre medidas prioritárias a implementar e a elaboração, no futuro, de um plano de conservação preventiva. Com a presente dissertação pretende-se preencher uma lacuna na conservação e restauro de pinturas murais, quer no que diz respeito à frequente ausência de análises para caracterização e identificação das manchas negras de origem microbiológica, quer quanto à forma de as remover.