Browsing by Author "Oliveira, Irene Maria da Silva"
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- Serviço-escola : um projecto para o ensino clínico no curso de licenciatura em enfermagemPublication . Oliveira, Irene Maria da Silva; Vieira, Margarida Maria da SilvaA pesquisa incidiu sobre o processo de implementação de um modelo de orientação de Estudantes de Enfermagem (EE) em Ensino Clínico (EC), designado de Serviço-Escola, baseado nas experiências de implementação das Dedicated Education Unit, e que foi implementado pelo Instituto de Ciências da Saúde – Porto da Universidade Católica Portuguesa, num dos hospitais parceiros da formação. A escolha da temática relacionou-se com a importância do EC no curso de licenciatura em enfermagem para a aquisição das competências necessárias para o exercício da profissão e com as alterações decorrentes da integração do ensino de enfermagem no ensino superior. A finalidade do estudo foi saber como se poderá transformar uma unidade de cuidados de saúde já existente numa unidade dedicada ao ensino de enfermagem, que cumpra os requisitos dos EC. O estudo reporta-se ao período entre Setembro de 2009 e Setembro de 2011, consistindo num estudo exploratório descritivo com recurso ao método do estudo de caso único com várias unidades de análise. Numa primeira fase exploratória fez-se análise documental do protocolo de colaboração e dos documentos dos EC, observação informal não participante de reuniões institucionais e entrevistas a informantes chave. Numa segunda fase realizou-se observação não participante dos 5 serviços do hospital onde decorreram os EC em causa, entrevistas aos enfermeiros chefes e aos professores envolvidos, lançamento de questionário online aos enfermeiros, análise de conteúdo das reflexões e das avaliações dos serviços realizadas pelos EE, e análise estatística descritiva das classificações obtidas pelos EE nos EC. Os resultados revelaram: (i) contributo positivo da presença dos EE para a equipa de enfermagem e para a melhoria global dos cuidados; (ii) melhoria relativa da preparação dos enfermeiros orientadores (EO) e do seu desempenho; e (iii) relativa aproximação EO/professor e serviço/escola. Também, evidenciaram: (i) défice de comunicação interinstitucional; (ii) lacunas na seleção dos enfermeiros orientadores; (iii) sobrecarga dos EO quando inseridos no plano de trabalho, com discrepâncias e inadequação dos rácios EO/doentes e enfermeiro orientador/EE, e diminuição do tempo para as atividades de supervisão; (iv) pouco envolvimento dos enfermeiros na formação; (v) várias discrepâncias teoria/prática, com predominância do modelo biomédico, com elevada concentração nos procedimentos técnicos e menos na abordagem global do doente, como preconizado pela escola; e (vi) dinâmicas dos serviços mais direcionadas para objetivos institucionais e menos para as necessidades de aprendizagem dos EE. A implementação do modelo ficou comprometida em virtude das barreiras de articulação interinstitucional encontradas, também identificadas noutros estudos, com pouco reconhecimento e priorização dos assuntos relacionados com a formação por parte do hospital. Evidenciou-se a necessidade de: (i) maior aproximação e envolvimento das duas instituições e dos seus intervenientes; (ii) adequação de dotação de pessoal (enfermeiros e professores); (iii) maior clarificação do modelo; e (iv) convergência de objetivos interinstitucionais quanto a formação, prestação de cuidados e investigação. Conclui-se que a unidade dedicada ao ensino exige priorização da formação de modo contínuo e sistemático e, dos seus profissionais, uma atitude permanente de abertura à mudança e à inovação, de questionamento das suas práticas e de, em parceria com a escola, serem capazes de identificarem estratégias de melhoria do ensino e da prestação de cuidados. Propõe-se a criação de grupo de acompanhamento do processo de implementação, elaboração de protocolo de implementação, incremento da formação dos enfermeiros e dos espaços de formação conjunta, e análise da função do professor como elo de ligação escola/serviço.