Browsing by Author "Oliveira, Filipe José Carvalho de"
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- Satisfação dos utentes com a experiência hospitalarPublication . Oliveira, Filipe José Carvalho de; Sá, Luís Octávio deIntrodução: Segundo Artur Santos Silva (2014), a saúde dos portugueses alcançou notáveis progressos nas últimas décadas, alavancando o nosso reconhecimento internacional, que constitui uma das marcas mais positivas dos 40 anos do nosso regime democrático. Apesar dos progressos verificados, torna-se evidente a necessidade de definir políticas de melhoria constante no campo da saúde, para que seja possível satisfazer as necessidades dos utentes e dar uma resposta eficaz e eficiente aos novos desafios emergentes na sociedade tais como o envelhecimento populacional (Sousa, 2009). O presente estudo tem como objetivo conhecer a opinião dos utentes em internamento hospitalar sobre os cuidados que lhes foram prestados. Métodos: Realizou-se um estudo quantitativo, transversal e analítico envolvendo uma amostra de 2254 utentes. No estudo, de entre 38 organizações com critério de inclusão, participaram 31 hospitais (taxa de participação de 81,6%), independentemente da sua forma de agrupamento. Foram selecionados, aleatoriamente, 4 a 6 serviços médico-cirúrgicos de cada hospital. O questionário utilizado foi o Core Patient Survey, que se destina a avaliar a perspetiva do utente sobre os cuidados que lhe foram recentemente prestados e que é uma adaptação do Hospital Consumer Assessment of Health Care Providers and Systems Survey (H-CAHPS) para o projecto RN4CAST. Este instrumento possui 24 perguntas, é um questionário padronizado de autorresposta que tem como objetivo medir vários aspetos da satisfação dos utentes durante o seu período de internamento. Resultados: As dimensões que obtiveram resultados mais satisfatórios são as relacionadas com os profissionais de saúde. Sendo que o resultado com a experiência global com o serviço é de 8,5 pontos em 10 possíveis. Salienta-se que todas as avaliações foram positivas. Conclusões: A amostra analisada permite constatar a existência de um elevado nível de satisfação dos utentes com os serviços de saúde.