Browsing by Author "Neves, Cristina Augusto"
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- Entre o "fotografando" e o fotografado : um retrato negociadoPublication . Neves, Cristina Augusto; Feray, Jenny Helene DeniseEm meados do século XIX, a nova e enriquecida classe-média apreciava ser fotografada extensivamente – algo que anteriormente era a prerrogativa da aristocracia – com um método cuja natureza mecânica parecia garantir uma conexão direta entre pessoa sentada e imagem. O desaparecimento dos antigos cânones da pose prolongada e da dita “fotografia de retrato” no estúdio, foi dando lugar a uma progressiva habituação por parte do sujeito relativamente à câmara, como um objecto cada vez mais usual, comum e até de uso doméstico, levando também à consequente “reinvenção” e adopção de novas práticas no retrato. A vontade de comunicar e iniciar um processo de negociação com estranhos, bem como a curiosidade de entrar nas suas casas e nas suas vidas, tentando perceber quem são e como se veem, levou a um projeto fotográfico e de investigação que interroga a postura do fotógrafo e da pessoa retratada e a escolha de um medium de superfície. Neste sentido, a investigação teórica e prática revisita o tema do retrato, mais particularmente a problemática da negociação nas relações entre fotógrafo e fotografado na área da fotografia contemporânea. O grupo de pessoas com quem se decidiu trabalhar faz parte de um grupo de EX (ex-prostitutas, ex-presidiários, ex-toxicodependentes, ex-semabrigo) que, apesar dos seus esforços e determinações, continuam de certa forma Excluídos e à margem da sociedade. Este grupo está ancorado num Movimento chamado “Uma Vida como a Arte”, sediado na cidade do Porto, onde vivo. Aquilo que se elaborou foi um procedimento de aproximação, de contacto. Este trabalho foi importante em razão da intimidade que se conseguiu criar. Fotografar e dialogar convergem, aqui, para a pesquisa, hesitante e sempre singular, da distância conveniente com o “Outro”. Construir uma proximidade e uma troca, além das diferenças e a partir delas; enriquecer-se das disparidades; adaptar os métodos e os ritmos aos do “Outro”, são esses os principais elementos de uma fotografia de negociação e diálogo. Pretende-se um modo de ação social. Câmara, modelo e fotógrafo formam uma tríade simples e anacrónica, a partir da qual se constrói uma troca que passa tanto pelo olho quanto pelo corpo e suas transformações.