Browsing by Author "Morgado, Catarina Alves"
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- Projeto de intervenção comunitária : prevenir a queda, para um envelhecimento com qualidadePublication . Morgado, Catarina Alves; Almeida, Armando Manuel GonçalvesNo âmbito da unidade curricular – Estágio e Relatório - do 11º Curso de Mestrado em Enfermagem, da Universidade Católica Portuguesa, optamos pelo Centro de Enfermagem da Católica para desenvolvermos competências e estruturarmos um projeto de intervenção junto de uma das comunidades com quem o Centro tem parceria. Na sua operacionalização, o centro de dia, revelou-se uma fonte inesgotável de oportunidades de crescimento, no contacto com a população idosa, uma das faixas etárias em larga expansão no nosso país e junto da qual os enfermeiros podem crescer e desenvolver competências cada vez mais específicas e especializadas, obtendo ganhos em saúde. Foi assim possível dar resposta às várias etapas do planeamento em saúde, começando pelo diagnóstico de situação que permitiu identificar múltiplos problemas como a dor, o equilíbrio, problemas nos pés, o risco de queda, o medo de cair, o sono noturno, o autocuidado higiene a incontinência, a diminuição da força dos membros inferiores e superiores, a higiene oral, o excesso de peso, a depressão, os hábitos tabágicos. Seguiu-se o estabelecimento de prioridades onde se definiu o risco de queda como fenómeno central; a elaboração de objetivos para dar resposta às necessidades; e finalmente, ao planeamento da intervenção, focado na consciencialização face aos fatores de risco e de proteção, implementação de um programa de atividade física e o desenvolvimento de uma consulta de enfermagem como estratégias para a obtenção de ganhos sensíveis aos cuidados de enfermagem. A queda acidental é, a partir dos 75 anos, considerada um Problema de Saúde Pública para as pessoas que residem na comunidade. Nesse sentido a criação de programas de prevenção, bem como a sua implementação nas instituições comunitárias de apoio, adquire uma importância extrema. Esta experiência levou-nos à construção e ao desenvolvimento de competências, efetuadas no contexto da prática de cuidados, sendo simultaneamente geradora e produtora de conhecimentos e saberes.