Browsing by Author "Monteiro, Maria Luciana dos Santos Cunha"
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- Paradigma da melhoria : dos processos e dos resultados no Colégio Moderno de S. JoséPublication . Monteiro, Maria Luciana dos Santos Cunha; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasO presente trabalho de projeto inscreve-se em duas fortes convicções – a primeira, o Colégio Moderno de S. José, em Vila Real, só poderá ‘sobreviver’ se se demarcar claramente como Instituição de referência, não só a nível local, como também no sistema nacional de ensino. Para atingir este objetivo, alguns e significativos passos estão a ser dados. É imprescindível, assim, não desacelerar toda a dinâmica de melhoria implementada no Colégio; – a segunda, será a forte convicção de que os professores são os autores privilegiados, os protagonistas da história que o Colégio está a escrever, e de que cada um de nós, lideranças, professores, alunos, pais/encarregados de educação (e.e.), auxiliares da ação educativa, tem nas suas mãos a chave de transformação da Escola que faz a diferença. Neste sentido, realizou-se uma avaliação holística do Colégio que procurou conjugar o olhar (e o sentir) organizacional, acompanhando intensivamente e analisando o funcionamento do Colégio, a partir de diversos prismas, com o olhar teórico da análise da literatura mais relevante sobre as problemáticas trabalhadas. A saber: i. Início de um processo de inscrição dos diversos atores nas linhas orientadoras da vida do Colégio, essencialmente através da aplicação de questionários e pela eleição dos representantes de pais e encarregados de educação por turma; ii. Desenvolvimento de uma cultura profissional docente mais reflexiva e colaborativa (e numa interação colaborativa); iii. Adoção de uma liderança colegial e transformacional, apostando no envolvimento mais ativo e capacitação das lideranças intermédias – perseguindo a construção de um sentido coletivo de ação que sustente uma melhoria contínua para o Colégio. Esta ação foi dinamizada e acompanhada pelo Serviço de Apoio à Melhoria das Escolas (SAME) da Universidade Católica Portuguesa que coordenou ações de consultoria e promoção de ações de formação. Como principais resultados do projeto são de destacar os impactos: i) ao nível de uma parceria que se vai estabelecendo cada vez mais estreita, consistente e efetiva com os Pais e Encarregados de Educação, através de uma adesão mais empenhada ao Projeto Educativo e de uma intervenção e participação pró-ativa em diversas atividades; ii) progressiva passagem de uma cultura profissional de certo modo individualista e competitiva para uma visão global mais compartilhada, uma cultura mais participativa e colaborativa; iii) instituição de dinâmicas de liderança corresponsáveis na procura de uma melhoria contínua da qualidade dos processos e resultados educativos e no cumprimento dos grandes objetivos do Colégio.