Browsing by Author "Mendes, Sandra"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A centralidade do pensamento crítico e criativo em serviço social: o contributo da arte na formaçãoPublication . Monteiro, Daniela; Mendes, SandraO pensamento crítico e criativo, especialmente diante do agravamento dos conflitos e crises humanitárias, emerge como competência essencial a ser fomentado na formação dos futuros assistentes sociais. Mas, que estratégias pedagógicas podem ser mobilizadas? A arte tem sido usada como instrumento de ensino com estudantes de Serviço Social (Wehbi, McCormick, and Angelucci 2016) uma vez contribuiu para processos de reflexão e de promoção do pensamento crítico e criativo (Wehbi 2015). Nesta sequência procuramos, através de uma revisão sistemática da literatura, responder às seguintes questões: quais as principais estratégias pedagógicas utilizadas no ensino do Serviço Social que, recorrendo às artes/expressões artísticas, promovem competências de comunicação, pensamento crítico e criativo dos estudantes? E, como as artes, no ensino do Serviço Social, contribuem para pensar os fenómenos de intervenção emergentes e contemporâneos? As conclusões revelaram a importância das artes (e.g. teatro, banda desenhada, pintura) no ensino e reflexão sobre os direitos humanos, justiça social, igualdade, prática antiopressiva, antirracismo e descolonização. A utilização das artes na educação mostra-se, assim, uma ferramenta relevante para facilitar discussões sobre questões sociais delicadas, proporcionando um ambiente inclusivo onde se garante a partilha de perspetivas e se promove competências de comunicação e de sensibilidade cultural. Os resultados obtidos, nesta revisão, podem ajudar a evidenciar a relevância da promoção do pensamento crítico no contexto da formação em Serviço Social. Sendo que, a integração das artes no ensino, não apenas facilita discussões sobre questões sociais complexas como promove competências fundamentais para a intervenção em prol dos direitos humanos, justiça social e cultura de paz.
- ECSWE-36754 - Another brick in social work education: a meta-analysis of the use of arts or about what could be another Pink Floyd songPublication . Monteiro, Daniela; Mendes, SandraEducation and educational contexts are privileged spaces to generate change and build more socially just, sustainable, and inclusive societies. It is essential to think and rethink educational strategies in Social Work Curricula to promote this potential, particularly in the contemporary context where humanitarian and climate crises and the proliferation of fake news are worsening. Fenton (2020), for example, addresses a concern observed in the younger generations of social workers, both at the level of communication skills, such as assertiveness, and at the level of critical thinking. Through a literature review, this study aimed to identify the strategies used in Social Work education to promote communication and critical and creative thinking skills in students. The literature on this topic points to the contribution of the arts in education and the promotion of critical and creative thinking (Chambon, 2008, Wehbi, 2015) that contributes to the move away from more technicist, instrumental approaches and rigid, bureaucratic organizational environments (Leonard, Hafford-Letchfield & Cauchman, 2018). We advocate that the knowledge and dissemination of the strategies used and described in the literature review on this topic can contribute to stimulating, supporting, and guiding social work educators in the use of art in the training of social workers. Through the use of creative methods, they develop students' ability to think critically about social phenomena and problems, also finding visionary solutions to respond to them.