Browsing by Author "Matos, Isabel Maria Gomes Garcia de"
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- Contributos da expressão musical para o desenvolvimento da consciência fonológica no pré-escolarPublication . Matos, Isabel Maria Gomes Garcia de; Veríssimo, Lurdes; Dias, PedroAs dificuldades de leitura constituem um dos principais obstáculos na escolarização de muitas crianças. Assumindo que muitas das dificuldades na leitura derivam de défices na consciência fonológica, este estudo pretende analisar o contributo de um Programa de Expressão Musical no desenvolvimento da consciência fonológica, em crianças de cinco anos. A consciência fonológica refere-se à consciência individual da estrutura do som, ou da estrutura fonológica de uma palavra falada. Gillon (2004) afirma existir uma forte relação entre a consciência fonológica (phonological awareness) e o desenvolvimento da literacia. Por outro lado, Gordon (2003, cit in Harris, 2009) compara a aprendizagem da música com a aprendizagem da linguagem, realçando a importância da exposição precoce de ambas para o desenvolvimento da consciência fonológica. O presente estudo baseia-se num plano de investigação quase-experimental, cuja amostra é constituída por 39 crianças com cinco anos de idade. O grupo experimental (N=19) foi sujeito a um programa de expressão musical organizado em torno de 15 sessões. As restantes crianças (N=20) constituíram o grupo de comparação (N=20). A consciência fonológica foi avaliada a partir da Bateria de Provas Fonológicas (Silva, 2008). Os principais resultados apontam para evoluções positivas, no grupo experimental, em tarefas de Classificação da sílaba e fonema iniciais, na Supressão do fonema inicial e Análise fonémica. As crianças do grupo experimental revelaram mudanças estatisticamente significativas em tarefas de Supressão da sílaba inicial. O grupo de comparação obteve evolução positiva em tarefas de Análise silábica. Estes dados contribuem para a compreensão da importância da Expressão Musical no pré-escolar e do cumprimento das respetivas orientações curriculares a nível musical.