Browsing by Author "Martins, Filipa"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Articulação de saberes : um estudo interdisciplinar em contexto de 1.º CEBPublication . Gonçalves, Daniela; Martins, FilipaO presente artigo tem como principal intencionalidade divulgar um estudo interdisciplinar, implicando a articulação de saberes das áreas curriculares de Estudo do Meio e Português. Considerando que os docentes devem ter em conta o programa elaborado para os diferentes ciclos, somos de opinião própria que os bons profissionais de educação devem ajustar o exercício profissional e/ou a prática pedagógica às especificidades da turma e dos alunos em prol da melhoria e desenvolvimento das aprendizagens. Com efeito, considerou-se urgente refletir sobre a interdisciplinaridade em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), uma vez que se julga uma temática bastante pertinente e exigente no contexto hodierno. Assim, apresentar-se-á um estudo sobre a implementação da articulação de saberes, recorrendo a “aulas interdisciplinares”, realizado no ano letivo de 2016/17, em contexto de 1.º CEB, numa turma de 3.º ano de escolaridade, numa instituição de ensino privada, da zona metropolitana do Porto, no âmbito da realização de um estágio de prática de ensino supervisionada. As principais fontes de recolha de dados foram a observação participante, com recurso as grelhas de registo, assim como a autoavaliação dos alunos. Do trabalho realizado em contexto, destacaremos uma das cinco aulas interdisciplinares, preparadas com base numa grelha de planificação comum, cuja intencionalidade pode ser compreendida na sua organização: conteúdos interdisciplinares, história escolhida e sinopse da mesma, materiais necessários, conteúdos programáticos e descrição da atividade. Dos resultados de investigação, é de salientar a apresentação e discussão das grelhas de registo, a análise da autoavaliação preenchida pelos alunos e a reflexão da professora estagiária que possibilitam a aferição das potencialidades de exploração interdisciplinar no processo de ensino/aprendizagem, em concreto na articulação das áreas curriculares abrangidas, com benefício para o rendimento escolar dos alunos e consequente motivação e apropriação da e na aprendizagem.
- Food addiction problems in college students: the relationship between weight-related variables, eating habits, and food choicesPublication . Gonçalves, Sónia; Félix, Sílvia; Martins, Filipa; Lapenta, Olívia; Machado, Bárbara C.; Conceição, Eva M.The concept of food addiction, characterized by a strong urge to overeat highly palatable foods, has gained increased research attention over the last decade. College students are a recognized risk group for manifesting an eating pathology and weight gain due to the changes in eating habits experienced during this period. However, there is a gap in the literature connecting food addiction with eating and weight variables in this population. Thus, the present study aims to characterize food addiction in a sample of college students and enlighten the relationship between food addiction, weight-variables, eating habits, and food choices in this population. A sample of 194 college students (89.2% females) aged between 18 and 32 years old (M = 20.85, SD = 2.78) completed a set of self-reported online questionnaires on Google Forms. Namely, a Sociodemographic and Anthropometric Questionnaire, a questionnaire on Food Choices Characterization, the Eating Habits Scale, and the Portuguese Yale Food Addiction Scale 2.0. Thirty (22.2%) participants presented food addiction problems. The logistic regression models utilized suggest that participants in the group with food addiction problems are more likely to seek clinical help to control weight, to consider that they should eat less food high in sugar, and to report lower food adequacy. In sum, this finding highlighted a connection between food addiction, weight dissatisfaction, eating habits, and food choices in college students, a population at risk for developing and retaining eating pathologies. Further research is essential to evaluate and implement interventions regarding food addiction, weight dissatisfaction, eating habits, and food choices in college students.
- Nomenclatura baseada na neurociência para psicofármacos: quatro razões para a usar e manter em PortugalPublication . Gouveia, Afonso; Martins, Filipa; Trindade, Pedro; Jesus, Gustavo; Bessa, João M.; Heitor, Maria João; Pestana, Luís Câmara; Fernandes, Luís Afonso; Morgado, Pedro; Oliveira-Maia, Albino J.