Browsing by Author "Martins, Catarina da Cruz"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O impacto dos cuidados especializados de enfermagem na promoção da qualidade de vida na pessoa em situação críticaPublication . Martins, Catarina da Cruz; Coelho, Sílvia Patrícia FernandesO presente relatório retrata o processo evolutivo de aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e competências, para a prestação de cuidados especializados, à pessoa adulta e idosa, com doença grave e em situação crítica, durante o contexto de estágio: prestação de cuidados ao doente crítico no pré-hospitalar e em cuidados intensivos. Percurso esse, orientado pela temática, “O impacto dos cuidados especializados de enfermagem na promoção da qualidade de vida na pessoa em situação crítica”. Para a caracterização desta experiência, foi peremptório a utilização de uma metodologia descritivo-reflexiva, para analisar e dar resposta às situações vivenciadas, à luz do melhor conhecimento científico. Em ambos os contextos o juízo crítico imperou, permitindo a identificação de situações problema, a sua análise e devida proposta de melhoria, em discussão com os pares. Situações desde a prestação direta de cuidados à gestão de recursos e da qualidade. Todo este processo dinâmico é, de certa forma, narrado nos capítulos que se seguem, evidenciando as escolhas realizadas, reflexões, atividades desenvolvidas e competências adquiridas. As oportunidades de intervenção e de melhoria detetadas, prescreveram a realização de dois trabalhos pertinentes para a prática e atuais, “A aplicação do National Early Warning Score em contexto pré-hospitalar” e “Unidade de Cuidados Intensivos de portas abertas” e que vão ser retratados posteriormente. Descrevem-se, do mesmo modo, consideráveis aprendizagens transversais a todas as áreas de atuação: comunicação de más notícias, segurança do medicamento, controle de infeção, estratificação de risco clínico, dotações seguras, gestão da dor e gestão de recursos. Identificando em cada item, oportunidades de melhoria e o desenvolvimento de estratégias de resolução de situações-problema, baseado na sustentação teórica e reflexão entre pares. Partilha-se a cogitação sobre percurso construído, as implicações para a prática profissional e principais contributos individuais.