Browsing by Author "Marques, Catarina Costa"
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- A marketing perspective on circular economy : marketing incentives as a chain effect in the adoption of circular modelsPublication . Marques, Catarina Costa; Leitão, Alexandra Paula Branco PintoA indústria têxtil é a segunda mais poluente do planeta. Esta dissertação delineia uma visão para o setor, com benefícios de longo prazo quer para a economia quer para o ambiente através de marketing B2B e de como este pode promover a implementação de uma economia circular. Este estudo tem como objetivos de investigação tratar a lacuna identificada na literatura quanto a incentivos do marketing B2B na promoção de práticas sustentáveis, identificar as atividades chave na gestão de uma cadeia de aprovisionamento que se pretende verde, compreender a perceção dos consumidores dessas atividades B2B. São duas as questões de investigação. A primeira é relativa ao papel do marketing B2B na adoção de modelos circulares. A segunda questão é relativa a como este influencia a educação e sensibilização do consumidor final. A investigação realizou-se através de um estudo de caso comparativo tendo como protagonistas principais as empresas ASOS e Orange Fiber, uma reconhecida loja online e uma start-up italiana focada em agricultura regenerativa, respetivamente. Este estudo comparativo permitiu concluir que colaborações entre marcas são um incentivo crucial para a adoção de modelos circulares, permitindo a partilha de informação e conhecimento, a criação de uma imagem de marca corporativa distintiva assim como um certificado de qualidade comum. Este processo de criação de incentivos divide-se em três passos: captura de valor em oportunidades proporcionadas pela economia circular, a criação de valor ao unir duas identidades de marca e a entrega de valor ambos ao consumidor final assim como as marcas envolvidas. As conclusões finais apontaram, igualmente, como o marketing verde em B2B promove conteúdo promocional educativo e informativo para o consumidor final.