Browsing by Author "Lopes, Maria da Luz Rodrigues Gomes"
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- A literacia digital dos professores do 2º e 3º ciclos das escolas do concelho de ViseuPublication . Lopes, Maria da Luz Rodrigues Gomes; Lagarto, José ReisCentrados numa preocupação fundamental que é a literacia digital dos professores, pretendemos conhecer como os professores percecionam as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), dentro e fora do contexto pedagógico, e de que forma se posicionam face aos novos desafios que se colocam à escola, no âmbito do Plano Tecnológico da Educação. Para tal, ao nível do quadro teórico, mobilizaremos os modelos de análise da forma-ção do professor, mais concretamente a Teoria do Professor-Reflexivo de Schön (1997) e Zeichner (1998), bem como a recente Teoria Conetivista de George Siemens (2004), para melhor compreendermos o modo como o professor está a apropriar-se das TIC, como as integra ou não nas suas práticas letivas e como também vai ultrapassando os medos, recei-os e/ou constrangimentos que eventualmente se têm colocado na sua atividade letiva, fruto das emergentes mudanças que têm ocorrido nas escolas, no que respeita à plena assunção das TIC como instrumento/recurso ao serviço do ensino e da aprendizagem. Em termos metodológicos, o nosso estudo posiciona-se no âmbito do estudo de caso no sentido de querermos obter um conhecimento mais aprofundado da utilização/integração das TIC pelos professores do concelho de Viseu. As técnicas recrutadas foram o inquérito por questionário online dirigido a professores dos 2.º e 3.º ciclos, a entrevista individual aos coordenadores das equipas PTE e a entrevista em focus groups a professores. A partir dos resultados obtidos, foi possível concluir que existe por parte dos profes-sores uma utilização das TIC que se traduz numa perpetuação dos modelos de transmissão de informação e que, embora exista uma atitude positiva face às TIC, os professores carate-rizam-se por uma utilização conservadora e muito centrada nas ferramentas do MS Office. Neste sentido, pensamos que uma forma de transformar este tipo de modelo de ensino com as TIC passa por uma definição de políticas de formação contínua, fundadas nos pressupostos da Teoria do Professor Reflexivo e do Conetivismo, pela respon-sabilização do professor face ao seu desenvolvimento profissional e pela construção de lide-ranças fortes nas escolas/agrupamentos de escolas, capazes de mobilizar toda a comuni-dade educativa num processo reflexivo condutor de mudanças estruturais.