Browsing by Author "Lopes, Filipe Campos de Sousa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Processos criativos na execução da imagem publicitariaPublication . Lopes, Filipe Campos de Sousa; Fernandes, Ana Cláudia Vieira LopesO presente estudo tem como principal objectivo promover a melhor compreensão da relação do processo criativo com a publicidade no contexto do ensino, procurando também dar resposta às necessidades dos adolescentes de compreenderem a força que a criatividade e a publicidade têm no seu dia-a-dia. A população-alvo é constituída por 29 alunos do 8.º ano da disciplina de Educação Visual. Como a temática da imagem publicitária e o marketing estão inseridas no programa curricular do 8ºano da disciplina de Educação Visual, decidiu-se aplicar um modelo síntese para as diferentes etapas do processo criativo, a fim de verificar a sua viabilidade. Este modelo é constituído por três fases distintas das quais fazem parte seis etapas. Para aplicação do modelo foi selecionado o projeto “Processos criativos na execução da imagem publicitária” – “Penso Rápido para a Crise”, onde os alunos tiveram oportunidade de utilizar diferentes materiais desde, lápis de cor, marcadores, papel transparente, de cor e autocolante, participando em todo o processo desde a criação, empacotamento e apresentação do resultado final. No fim da atividade, os alunos conseguiram atingir a principal meta que estava definida, interpretar a importância da imagem publicitária no quotidiano (a publicidade condiciona as escolhas, convence usando princípios éticos), demonstrando que é possível estimular a criatividade, sendo este modelo uma possível abordagem com resultados positivos.