Browsing by Author "Lencastre, Joana Prieto Afonso de Neville e"
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- Santa Teresa de Jesus : estudo e intervenção de uma pintura a óleo sobre telaPublication . Lencastre, Joana Prieto Afonso de Neville e; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Mendes, Nuno Filipe CamarneiroEste trabalho apresenta o estudo e a intervenção de conservação e restauro de uma pintura a óleo sobre tela, Santa Teresa de Jesus, datada do século XVII e de autor desconhecido. Pertence à coleção do Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição do Porto. A obra retrata um número notável de episódios da vida da santa carmelita, combinados numa majestosa composição barroca, e revelando uma adaptação muito original das imagens e gravuras da iconografia da época. Antes da intervenção, a pintura evidenciava acentuadas deformações côncavas do suporte e da superfície pictórica. Uma espessa camada de verniz escurecido e pasmado dificultava a leitura da composição. Uma série de áreas negras opacas surgiam em toda a extensão da obra, como no véu de Santa Teresa, no manto da Virgem ou na ornamentada moldura pintada que enquadra a cena principal. O estudo material e técnico pretendeu caracterizar os elementos constituintes da pintura e, em particular, esclarecer a proveniência das áreas negras visíveis na obra. Por observação dos cortes estratigráficos ao microscópio ótico foi possível compreender a estrutura da pintura e a forma como o material negro se sobrepunha aos restantes. Por espectrometria de fluorescência de raios-X, espectroscopia Raman, microscopia eletrónica de varrimento com espectrometria de raios-X e micro-espectroscopia de absorção de infravermelho com transformada de Fourier pudemos conhecer a natureza dos materiais utilizados. Os resultados obtidos permitiram concluir que o material negro era essencialmente orgânico, que originalmente seria mais transparente, e que teria sido aplicado após a criação original da obra com as funções de realçar as cores subjacentes e de melhorar o aspeto de algumas camadas cromáticas muito desgastadas. Entre estas áreas negras e outras intervenções mais pontuais, pudemos compreender que as alterações à obra original cobriam cerca de 40% da superfície total da pintura. A intervenção de conservação e restauro permitiu corrigir as deformações côncavas através de um tratamento estrutural baseado em técnicas de planificação e de entretelagem realizadas na mesa de baixapressão. A limpeza da pintura, que constituiu o principal desafio da intervenção, possibilitou a recuperação da unidade estética da obra e a redescoberta da composição barroca no seu esplendor.