Browsing by Author "Jorge, Joana Patrícia Guerreiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A assessoria de imprensa e o mundo das marcas : o papel de uma agência de comunicação no suporte, crescimento e reputação de uma marcaPublication . Jorge, Joana Patrícia Guerreiro; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesO presente Relatório de estágio evidencia os conhecimentos adquiridos no estágio realiza-do na Agência de Comunicação Canela Public Relations, no período de 24 de Agosto de 2016 a 24 de Fevereiro de 2017. As temáticas tratadas têm como cerne o trabalho de uma agência de comunicação no suporte, crescimento e reputação de uma marca. Desta forma, o objetivo é explorar e compreender a forma de actuação, as técnicas e as estratégias co-municacionais da assessoria de imprensa de uma agência de comunicação, ao nível da co-municação de uma marca. Para tal, definiu-se a pergunta de partida de forma a iniciar esta exposição: “Que papel tem a Assessoria de Imprensa numa agência de uma agência de comunicação no suporte, crescimento e reputação de uma marca?”. Foram delineadas questões de investigação e hipóteses que ajudaram a nortear a pesquisa, bem como no pla-neamento das entrevistas realizadas. Do ponto de vista metodológico, o relatório de estágio enquadra-se numa abordagem qualitativa de investigação (Maxweel, 2005, p.5) e insere-se no paradigma Interpretativista. O cerne do trabalho firma-se na análise do trabalho da Assessoria da Imprensa (com todas as suas variantes) e de que forma se olha para esta ferramenta como algo crucial para as empresas face à sua comunicação de marcas. O relacionamento com os stakeholders, com os opinion leaders e o impacto que as redes sociais têm no mundo das agências são temas também discutidos neste relatório. No presente documento é ainda apresentado um “diário de bordo” com as funções desempenhadas durante a realização deste estágio, com anexos referentes às atividades e ações exercidas. As principais conclusões que se obteve com este relatório de estágio, após conclusão das entrevistas, validaram as hipóteses em estudo, compreendendo que a Assessoria de Im-prensa de uma agência de comunicação é uma ferramenta crucial na comunicação de uma marca, seja pelo contacto privilegiado que tem com os meios de comunicação, seja pela estratégia comunicacional como um todo, que impacta directamente no suporte crescimen-to e reputação de uma marca.