Browsing by Author "Ildefonso, Tatiana Rosa Balão"
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- Boas práticas clínicas e desenvolvimento de competências de enfermagem : um caminho para a excelênciaPublication . Ildefonso, Tatiana Rosa Balão; Sousa, Patrícia Pontífice deA actualização de conhecimentos desempenha um papel fundamental na profissão de enfermagem, na medida em que conduz ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências. O presente Relatório, a apresentar ao Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, pretende dar conta do percurso realizado ao longo do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica – Pessoa em Situação Crítica, entre Setembro de 2019 e Fevereiro de 2021. Este Mestrado tem como finalidade o desenvolvimento de competências científicas, técnicas, éticas e relacionais do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, à Pessoa em SituaçãoCrítica. Com vista a atingir esta finalidade e após a realização das Unidades Curriculares, em termos teóricos, deu-se a imersão nos contextos hospitalares próprios deste Mestrado (Urgência e Cuidados Intensivos), de modo a desenvolver as competências científicas, técnicas, éticas e relacionais, no âmbito onde estas podem ser desenvolvidas: a prática. Em termos conceptuais, o fio condutor e unificador deste percurso académico e deste Relatório foi o fenómeno da adesão dos profissionais de saúde às boas práticas clínicas. Além de um interesse prévio acerca desta temática, a prática profissional e as experiências vividas em contexto de Estágio levaram à vontade de aprofundar o tema das boas práticas clínicas, com enfoque naquilo que são os factores que influenciam a adesão dos profissionais de saúde às mesmas. Esta temática deu origem não apenas à revisão de literatura, mas também à melhoria da qualidade dos cuidados prestados, levada a cabo pela estudante, através da sensibilização dos pares para a importância da adesão às boas práticas clínicas. Em termos de fundamentação teórica, o suporte foi encontrado na Filosofia de Enfermagem de PatríciaBenner. Da relação estabelecida entre os conceitos, a teoria, a experiência da estudante e a vivência dos estágios, resulta o presente relatório, como culminar de um percurso que proporcionou uma nova perspectiva sobre o desenvolvimento profissional, bem como novas competências, capacidades e habilidades.