Browsing by Author "Guerreiro, Ana Sofia António"
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- O propósito organizacional como fator motivacional para os colaboradores : estudo de caso : I have the powerPublication . Guerreiro, Ana Sofia António; Seruya, José Manuel MenanoNum período caracterizado pelo ritmo acelerado da mudança das forças económicas e sociais, cresce a preocupação com o bem-estar das organizações e dos seus indivíduos e com a garantia de uma força de trabalho competente e motivada na conquista dos objetivos organizacionais. Neste contexto, surge a tendência de enfatizar o propósito como chave no desenvolvimento sustentável das organizações, capaz de contribuir para os níveis de envolvimento, motivação e bem-estar dos colaboradores. Considerando o atual contexto organizacional e a crescente generalização do conceito de Propósito Organizacional, a presente investigação centra-se na avaliação da potencialidade do propósito organizacional como fator motivacional para os colaboradores, propondo-se averiguar os contributos da comunicação interna do propósito organizacional para a motivação laboral. O principal objetivo desta dissertação prende-se, assim, na exploração da natureza da relação entre Propósito Organizacional, Motivação Laboral e Comunicação Interna. Para sustentar a investigação realizada, a fim de comprovar as hipóteses em estudo, a metodologia adotada é um Estudo de Caso à organização portuguesa I HAVE THE POWER, empenhada no treino de pessoas e empresas, sendo aplicada uma entrevista ao CEO e um questionário aos colaboradores da organização para avaliação da sua perceção relativa ao propósito e motivações. Os resultados obtidos revelam que, globalmente, o propósito organizacional atua como fator motivacional para os colaboradores da I HAVE THE POWER, constituindo a comunicação interna uma ferramenta estratégica relevante na incorporação do propósito da organização. A preocupação premente em comunicar eficientemente o propósito organizacional resulta numa força de trabalho consciente do propósito da sua organização e que reconhece a sua relevância enquanto orientador nos processos de gestão e decisão e fonte de motivação para as suas tarefas diárias, sendo reveladora da importância de fazer do propósito organizacional um tema prioritário em todos os níveis da organização e planificar e empreender estratégias de comunicação capazes de espelhar o propósito organizacional.