Browsing by Author "Gomes, Marta Alexandra Galveia"
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- Cartas terapêuticas : um meio para acolher a criança e a família nas instituições de saúdePublication . Gomes, Marta Alexandra Galveia; Vaz, JuditeO presente relatório aborda a temática das Cartas Terapêuticas: Um meio para acolher a criança e família nas Instituições de Saúde. O seu objectivo prende-se com evidenciar o percurso do formando no decorrer da Unidade Curricular Estágio, salientar os objectivos e actividades realizadas e apresentar uma análise crítica e reflexiva face ao processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências. Com enfoque nas áreas de actuação do enfermeiro especialista, evidenciam-se não só as competências gerais desenvolvidas, como as específicas no âmbito da saúde infantil e pediatria. Tem-se por base que a intervenção do enfermeiro especialista ao binómio criança/família considerando os processos de comunicação e relação, é fundamental no sentido do estabelecimento de uma prática em parceria, promotora da assistência da criança/jovem e família na maximização da sua saúde e na prestação de cuidados específicos em resposta às necessidades do ciclo de vida da criança e do jovem. Assim, entende-se que a sistematização da intervenção cartas terapêuticas, prática inovadora e suportada por evidência, consubstancia uma mais-valia no sentido de uma melhoria das práticas assistenciais nesta área de especialidade e consequente desenvolvimento do conhecimento e cuidados de enfermagem. Em contexto comunitário, foram desenvolvidos três formatos de cartas terapêuticas e sistematizada a mesma intervenção, dinamizada uma sessão de partilha entre pais e elaborado um guia de acolhimento à família para consulta de saúde infantil, sistematizando-se também essa prática. Na prática hospitalar, foi elaborado um diploma de coragem, reformulado guia de acolhimento à família e construído guia de acolhimentos para jovens/adolescentes. Durante o estágio em unidade de neonatologia foi elaborado um diário de partilha entre pais e por fim em contexto de urgência pediátrica foi avaliada e sistematizada a intervenção cartas terapêuticas e colaborou-se na revisão da norma do acolhimento. Ressalva-se que em todos os contextos foi preocupação frequente a adopção de estratégias de comunicação e relação promotoras da participação do cliente no processo assistencial, dando-se especial relevo à importância de dar feedback aos mesmos sobre a aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento de habilidades.