Browsing by Author "Gerente, Bianca Jaime"
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- Os modos de aprender e ensinar no Ensino Superior : estudo de caso do curso de Direito da Universidade Católica de MoçambiquePublication . Gerente, Bianca Jaime; Cabral, Maria Ilídia de MeirelesDiante das exigências atuais do Ensino Superior, que acentuam a necessidade de alterar as estratégias de ensino e aprendizagem, é preciso compreender o que está a ser feito pelos professores e pelos estudantes num cenário que impele à progressiva autonomização do trabalho do estudante e que coloca os professores mediante o desafio de promover nos estudantes competências não só técnicas, mas também transversais. O sucesso ou insucesso dos estudantes se encontra intimamente relacionado com a organização das instituições de ensino e com o modo de ensinar dos professores. Esta tese pretende compreender as representações dos professores e dos estudantes do curso superior de Direito da Universidade Católica de Moçambique (UCM) sobre os modos de ensinar, aprender e avaliar este curso. Metodologicamente, é um estudo de caso, de natureza interpretativa e que se insere numa pesquisa de carácter eminentemente qualitativa, dado que se pretende compreender e interpretar os conceitos e ideias sobre modos de aprender e ensinar no ensino superior no caso concreto da Universidade Católica de Moçambique. No entanto, sempre que necessário recorremos à quantificação de dados percentuais obtidos através dos questionários preenchidos, utilizando a estatística descritiva para o efeito. Recorreu-se à aplicação de um inquérito por questionário a 153 estudantes do terceiro e do quarto ano do Curso de Direito da UCM e a 23 professores de três Faculdades da UCM que oferecem o curso de Direito, nomeadamente: Faculdade de Gestão de Turismo e Informática, Faculdade de Ciências Socias e Politicas e Faculdade de Direito. Procedeu-se, ainda, à análise documental do programa curricular do curso e revisão de literatura sobre a temática da tese. Os resultados do estudo indicam que os professores e estudantes do curso de Direito da UCM percebem o processo de ensino, aprendizagem e avaliação deste curso numa perspetiva diferente. Em relação ao ensino, apesar da Universidade e o plano curricular do curso estabelecer que o ensino centrado no aluno, constatou-se que na prática, o ensino implementado é centrado no teste. Para além disso, os estudantes afirmaram que os professores não têm domínio dos conteúdos enquanto a maioria dos professores não concordaram com esta afirmação. O tipo de avaliação predominante neste curso é a avaliação sumativa, na medida em que esta é concebida como o processo de administração de testes e que os estudantes estudam para transitar de ano. Para os professores, os seus principais desafios são: a formação pedagógica, a investigação, a avaliação do estudante, gestão das diferentes situações de aprendizagem, ser dinamizador da aprendizagem do aluno, ser o tutor/ orientador no processo de ensino e aprendizagem, acompanhar a dinâmica do mundo moderno e ser criativo, critico. Por sua vez, os estudantes acreditam que para desenvolver a sua aprendizagem, os professores devem interagir mais com os estudantes devem investigar, utilizar métodos de ensino apropriados, desenvolver aulas práticas, ter valores éticos, serem assíduos, promover a aprendizagem dos estudantes, melhorar o método e avaliação e ter competências técnicas e pedagógicas.