Browsing by Author "Garcia, Maria Francisca do Nascimento Lopes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estudo de caso sobre o uso de um website pedagógico como ferramenta motivacional e autorreguladora do estudo individual de canto no ensino básicoPublication . Garcia, Maria Francisca do Nascimento Lopes; Serra, Ana Sofia Almeida SáO vigente relatório está bipartido: relatório da Prática Profissional (PP) e Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP). Na primeira parte apresenta-se uma descrição do percurso realizado no âmbito do estágio profissional efetuado no ano letivo 2022/2023, no Conservatório de Música do Porto (CMP). Este relatório, pretende evidenciar as atividades desenvolvidas na iniciação à prática de ensino supervisionada, na área de especialização do ensino de instrumento (Canto e Canto Gregoriano), assim como toda a investigação aplicada à conceção, elaboração, concretização e avaliação de um PIP, sob orientação científica da Professora Doutora Sofia Serra, e orientação pedagógica da Professora Liliana Coelho. O PIP, subordinado ao tema, “Estudo de caso sobre o uso de um website pedagógico como ferramenta motivacional e autorreguladora do estudo individual de canto”, tem como principal objetivo avaliar a eficácia da utilização de um website pedagógico, na motivação e autorregulação do estudo individual de canto das alunas participantes neste projeto, bem como o seu impacto no contexto de sala de aula. Esta intervenção foi implementada no CMP, durante o 3º período, do ano letivo 2022/2023 e teve como participantes quatro alunas, três do Curso Básico de Canto (CBC), que frequentavam o 7º, 8º e 9º ano de escolaridade e uma do Curso Básico de Canto Gregoriano (CBCG), que frequentava o 9º ano de escolaridade. A metodologia de investigação, de natureza qualitativa, seguiu uma abordagem de aproximação à Investigação-Ação, centrada num estudo de caso. Os instrumentos e técnicas de colheita e produção de dados usados foram: observação direta e participante, grelhas de observação, notas de campo registadas em diário de bordo, registos audiovisuais (vídeos, gravações de áudio e fotografias), dois inquéritos por questionário aplicados às alunas (um antes e outro após a intervenção pedagógica) e pesquisa documental, relativa ao registo de avaliação final das alunas. As técnicas utilizadas para interpretar e analisar todos os dados quantitativos e qualitativos desta investigação, foram a análise estatística e análise de conteúdo. Os resultados obtidos evidenciam que o uso de um website pedagógico demonstrou ter um impacto muito positivo na motivação e autorregulação do estudo individual de canto das alunas, pois estas conseguiram otimizar o tempo e melhorar a qualidade do seu estudo; aumentar a sua capacidade de autorregulação, tornando-se cada vez mais autónomas e , em contexto de sala de aula e performance, verificou-se um aumento da motivação, autoconfiança e nível de preparação, o que se refletiu em níveis de desempenho e resultados escolares de excelência.