Browsing by Author "Figueiredo, Catarina da Costa Baptista"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O self-branding da geração Z no TikTokPublication . Figueiredo, Catarina da Costa Baptista; Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasO TikTok, enquanto plataforma digital recente e popular entre a Geração Z, tem um grande poder de autopromoção. Foram muitos os jovens que mundialmente, e de uma forma inesperada, ascenderam à fama através da plataforma tornando-se microcelebridades, fenómeno que também ocorreu em Portugal. Através desta investigação, pretende-se compreender em que medida é o TikTok uma ferramenta eficiente para fins de self-branding e autopromoção para os influenciadores portugueses na plataforma. As estratégias utilizadas pelas microcelebridades, assim como as tipologias de conteúdos produzidos, e ainda as vantagens e desvantagens resultantes das especificidades do TikTok foram estudadas. Para tal, recorreu-se a entrevistas semiestruturadas a microcelebridades portuguesas do TikTok (18-24 anos) pertencentes à Geração Z. Os resultados obtidos comprovam a eficiência do TikTok no que respeita à profissionalização de uma carreira no mundo digital, resultante da interface do TikTok, do conteúdo produzido que se revela humorístico, e ainda, da forte comunidade construída através da plataforma.