Browsing by Author "Fernandes, Vitor Joaquim Paredes"
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- O papel do laptop performer enquanto agente transformador das práticas musicaisPublication . Fernandes, Vitor Joaquim Paredes; Barbosa, Álvaro; Pestana, Pedro DuarteEste trabalho nasceu de uma preocupação sentida relativamente à forma como se percepciona a performance musical de laptop. Neste âmbito, considerámos o ponto de vista das audiências que, desprovidas de informação visual e gestual, se sentem perdidas face à não existência de um nexo de causalidade que lhes dê pistas sobre o que está a acontecer, e num segundo plano, considerámos as preocupações que esta ausência de percepção implica na forma como os criadores tomam decisões e fazem as suas propostas em performance. Tendo em conta esta dualidade de preocupações, quisemos compreender as percepções dos criadores e observar as diversas formas de reagir à disrupção, considerando a forma tradicional de se produzir e apresentar musica ao vivo. Assim, optámos por iniciar o processo dirigindo-nos aos criadores, começando por um focus group e evoluindo posteriormente para dois inquéritos modulados em função dos resultados precedentes, adoptando-se um processo evolutivo e iterativo em que cada novo passo correspondia a um conjunto de observações alicerçadas na investigação precedente. Do conjunto de observações realizadas, concluiu-se que os criadores, embora conscientes da descontinuidade provocada pela disrupção, não manifestavam grande preocupação relativamente ao impacto provocado. Por outro lado, observámos uma atitude muito proactiva relativamente ao desenvolvimento e implementação de actuações que transformavam a forma de produzir a própria performance. Desse conjunto de princípios, sublinha-se a criação de novas soluções de desprogramação e rotura com os modelos tradicionais de produzir (Dhomont, Cascone, López), a consciência e adopção de novas formas de negociar o que é estar em palco (López, Brook, Emmerson, Shepherd, Sloboda), e a implementação de comportamentos que apontam para a valorização gradual da consciência do autor-produtor (Benjamin, Cascone). Concluída esta fase de abordagem aos criadores, partindo das observações que desvalorizavam o papel do gesto musical e de uma revisão histórica a apontar no sentido contrário, desencadeámos um último processo de inquirição dirigido ao público em geral, tendo como objectivo avaliar se a qualidade do gesto musical fica impressa no resultado sonoro de uma interpretação. Os resultados desta última pesquisa mostraram não haver correlação aparente entre a produção de gesto e a percepção desse valor por parte das audiências. Estes dados levam-nos a concluir não haver evidências de que o gesto fique de facto impresso no programa sonoro, o que vem justificar o comportamento geral dos criadores electrónicos ao desvalorizarem o papel atribuído ao gesto na produção musica