Browsing by Author "Fernandes, Joana Maria de Morais Sarmento Neto"
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- Os critérios de escolha e avaliação dos consumidores nos guias digitais de restauração : caso ZomatoPublication . Fernandes, Joana Maria de Morais Sarmento Neto; Duarte, António Alexandre de OliveiraEste estudo tem como objetivo perceber se a aplicação Zomato tem influência na escolha de um restaurante, bem como identificar os atributos oferecidos na aplicação que mais importam para os utilizadores, em diferentes situações: almoço de individual em dia da semana, almoço de família, jantar de amigos e jantar romântico. Pretende, também, compreender quais as dimensões mais importantes que condicionam a satisfação na experiência de consumo num restaurante, quando o consumidor o avalia, após a experiência. Será, também, realizada uma caracterização do perfil do utilizador da Zomato. O estudo iniciou-se com uma revisão da literatura, sendo que não foram encontradas evidências diretas sobre a influência da aplicação ou sobre os atributos que mais importam para o consumidor na escolha de um restaurante, com a contribuição dos guias digitais de avaliação. A informação sobre o perfil dos utilizadores desta aplicação também não foi encontrada. No entanto, existem vários estudos que investigam os atributos que mais contribuem para a qualidade da experiência num restaurante. Nesta investigação foi realizada uma análise quantitativa, com a participação de 219 inquiridos utilizadores da aplicação Zomato. Até então, não existiam estudos em Portugal, com os mesmos objetivos desta investigação. Os resultados revelaram que a Zomato tem influência na decisão na escolha de um restaurante. Em relação ao segundo objetivo, concluiu-se que num almoço individual em dia de semana os atributos da aplicação mais importantes na escolha de um restaurante é o preço médio, o tipo de comida e a localização; num almoço de família os critérios mais importantes são o tipo de comida, a classificação e a localização; em relação ao jantar de amigos, o preço médio, a localização e o tipo de comida são os atributos com maior importância na escolha de um restaurante e, por fim, no jantar romântico, os atributos mais relevantes são a classificação, o tipo de comida e as fotografias do ambiente. Quanto ao terceiro objetivo, os três principais critérios de avaliação para classificar um restaurante após a experiência são a qualidade da comida, limpeza e comportamento/simpatia do staff. Por fim, os resultados revelaram que o utilizador da Zomato é tendencialmente mais jovem, com mais de 12 anos de escolaridade. Não se verificou nenhuma diferença estatística para o género, situação financeira, estado civil e restrição alimentar.