Browsing by Author "Feital, Madalena Pires Santos de Alverga"
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- A influência da inteligência artificial no consumo de moda em Portugal : satisfação e valorização do consumidorPublication . Feital, Madalena Pires Santos de Alverga; Fernandes, Anna Carolina Boechat ChavesEsta investigação teve como objetivos explorar o papel da inteligência artificial (IA) nos processos de comunicação entre marcas de moda e consumidor e analisar se os consumidores portugueses valorizam as soluções de IA apresentadas pelas marcas. Na revisão de literatura, foi destacada a importância da integração das novas tecnologias nas práticas de marketing e os seus desafios de forma a perceber a relevância da IA como ferramenta nas estratégias de comunicação. Foi desenhada uma metodologia quantitativa que procurou analisar a perceção do consumidor sobre a aplicação de soluções de IA no processo de consumo de produtos de moda online através da aplicação de um inquérito, que revelou que a amostra (N=202) no contexto da comunicação entre marcas e consumidor encontra-se satisfeita com a utilização das soluções de inteligência artificial - chatbots, agentes de recomendação e conteúdo publicitário personalizado - sendo que a solução que mais satisfaz os consumidores em mais aspetos são os agentes de recomendação e a solução mais utilizada são os chatbots. No contexto do produto e serviço, foram analisadas duas soluções de AI - as tecnologias de 'try-on' e 'sizing advice', que, apesar de não serem amplamente conhecidas, foram reconhecidas pelos consumidores pela sua utilidade, com uma valorização positiva da sua integração nas experiências de compra. Por fim, embora todos os inquiridos reconheçam os benefícios das tecnologias de IA, as mulheres tendem a classificá-las como mais facilitadoras e úteis no contexto do consumo de moda online. Os consumidores mais jovens valorizam principalmente a utilidade da tecnologia de sizing advice, enquanto os mais velhos destacam a facilidade e rapidez oferecidas pelas soluções estudadas. Estes resultados confirmam as hipóteses propostas, demonstrando que o consumidor digital português de marcas de moda valoriza as soluções de IA, mostrando-se satisfeito com a sua aplicação tanto no contexto da comunicação como no do produto/serviço. Assim, evidencia-se o impacto positivo que as tecnologias de IA podem ter na comunicação das marcas de moda.