Browsing by Author "Duarte, Ricardo Jorge Santos"
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- Formas integradas de reabilitar : o caso da iniciativa Terra Amada em Vale de PapasPublication . Duarte, Ricardo Jorge Santos; Pinho, Ana; Veríssimo, CélineEste relatório refere-se à prova final vertente estágio, desenvolvida segundo o tema Design e Planeamento Participativo. O estágio desenvolveu-se durante a 2ª edição da Iniciativa Terra Amada (ITA) - de Fevereiro de 2014 a Agosto de 2014. Esta Iniciativa foi criada em 2012 pelo Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade Católica Portuguesa, coordenada pela Professora Doutora Ana Pinho. Este é um projeto participativo e integrado para a reabilitação e o combate ao despovoamento rural. Em conjunto com empresas patrocinadoras, município, juntas de freguesia, associações profissionais e 60 voluntários - estudantes e estagiários, nacionais e internacionais - realiza várias obras de apoio à população e ao desenvolvimento local em aldeias remotas e carenciadas no distrito de Viseu. O carácter participativo e integrado na ligação da Universidade à população e outros parceiros, bem como a participação inter-geracional, ao longo do processo, sugere por um lado, uma análise critica sobre o papel social do arquiteto e, por outro, a discussão sobre a arquitetura vernacular e processos de autoconstrução do habitat humano. Por esta razão a contextualização teórica da minha prova final inclui os seguintes temas: Planeamento Participativo, Arquitetura sem Arquiteto − Arquitetura Vernacular. O meu estágio consistiu na reabilitação de três currais convertidos em habitação e atelier. Este processo envolveu as seguintes fases: (a) diagnostico participativo da aldeia; (b) definição do programa de reabilitação da intervenção; (c) projeto de arquitetura; (d) angariação de materiais de construção e de mão-de-obra especializada; (e) angariação de voluntários para a construção de obra; (f) direção de obra; e (g) gestão logística. A dinâmica aplicada, participativa e integrada deste estágio permitiu não só a aquisição de um vasto leque de competências profissionais da arquitetura, mas também a percepção da complexidade de obras baseadas no mecenato e voluntariado, bem como, das dificuldades enfrentadas pela população cada vez mais envelhecida das aldeias portuguesas. A proximidade com a obra desenvolvida durante este estágio expôs evidências que materializam a teoria na prática - ajuda mútua, utilização dos materiais locais, ensino aplicado e reabilitação do património.