Browsing by Author "Dias, Ana Filipa Antunes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O impacto da acção de comunicação da RTP na imprensa escrita : o Got Talent Portugal 2016 como estudo de casoPublication . Dias, Ana Filipa Antunes; Torres, Eduardo CintraO relatório apresentado é o resultado de um estudo de caso proveniente de uma experiência de estágio curricular de seis meses no departamento de Marketing Estratégico e Comunicação da RTP. Através de um estudo empírico pretendi verificar qual o impacto das ações de comunicação da RTP na produção de conteúdos jornalísticos, tendo como estudo de caso a 2ª edição do Got Talent Portugal. Primeiramente, o estudo foi desenvolvido sobre as linhas teóricas do jornalismo especializado, da influência da comunicação das organizações na cobertura noticiosa e da relação entre fontes e jornalistas. A seguir apresento a aplicação prática desta investigação com base numa pergunta de investigação que surgiu no seguimento da componente teórica. Para se compreender o contexto desta investigação, apresento uma nota introdutória sobre a instituição acolhedora, a RTP, tal como uma breve reflexão sobre o estágio realizado, onde ofereço um registo pessoal da experiência vivida durante o estágio. Por fim segue-se a fase da análise de toda a informação empírica obtida através das entrevistas realizadas aos jornalistas que produziram notícias sobre o programa. A partir da informação recolhida realizei uma análise descritiva de todas as respostas dos jornalistas com o intuito de apurar a influência das ações de comunicação da RTP sobre o programa, em cada um dos meios para o qual trabalharam. Durante esta análise são aplicadas as teorias do Jornalismo e outros conceitos abordados no enquadramento teórico do trabalho, juntamente com a experiência do estágio. Através do estudo desenvolvido podemos verificar os motivos pelos quais a comunicação da RTP é imprescindível no desenvolvimento do trabalho jornalístico, os motivos pelos quais os jornalistas escrevem notícias sobre o programa e se as histórias dos protagonistas do programa influenciaram os jornalistas na produção de notícias. Os resultados da investigação comprovam um forte impacto da Comunicação da RTP na produção de notícias sobre o Got Talent Portugal 2016. Comprovo ainda que as estratégias comunicativas do canal se tornaram num meio de promoção e divulgação dos conteúdos, com vantagens para os jornalistas e para a empresa em si.