Browsing by Author "Cruz, Nuno Miguel Pereira Rodrigues da"
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- Abordagens ao estudo do instrumento musical : tempo de estudo, métodos e mindsetsPublication . Cruz, Nuno Miguel Pereira Rodrigues da; Castro, Maria Guilhermina Machado Guimarães NoronhaO presente trabalho visa conhecer métodos, práticas, crenças e conhecimentos sobre o estudo instrumental, o tempo que lhe é dedicado, bem como a influência dos mindsets, através de uma revisão de investigação científica neste domínio e de entrevistas realizadas junto de instrumentistas e professores de instrumento atuantes num universo nacional. Esta pesquisa ambiciona poder munir o seu consultante de algumas ferramentas concretas que lhe permitam refinar, racionalizar e potenciar a eficácia do seu estudo, expondo-lhe, de forma mais organizada, a informação fulcral e credível que existe sobre esta matéria na atualidade. Os estudos, investigação e literatura consultada são, globalmente, uni-disciplinares, pelo que a presente dissertação procura realizar um exercício de cruzamento entre distintas abordagens: médica, psicológica, científica e artística, contemplando também autores que, de alguma forma, se destacaram e credibilizaram na análise da performance, treino e progressão até à excelência do indivíduo numa determinada área. Realizou-se um inquérito a 102 músicos portugueses. Os resultados revelaram que, apesar da significativa abundância de investigação na temática do estudo instrumental, os métodos e práticas dos músicos inquiridos são, nesta matéria, pouco sustentados em conhecimento sólido e devidamente documentado - científico ou não científico. A aprendizagem poderá radicar fundamentalmente numa passagem de testemunho de experiência, uma herança muito genérica de saberes que vão transitando de professores para alunos que, por sua vez, se transformam nos professores da geração seguinte, perpetuando o ciclo. Verificou-se existir uma enfatização do tempo de estudo, concentração, método, motivação, regularidade do estudo e da definição objetivos em detrimento do peso do talento. No entanto, aspetos como o bem-estar físico, o estudo mental e o ajuste para o mindset de crescimento não registaram a atribuição da devida importância, assim como o recurso à gravação e a criatividade. Concluiu-se ser necessário que estes aspetos sejam mais relevados pelos músicos, instrumentistas e docentes, e que os horizontes de conhecimentos e métodos possam ser sistematicamente alargados, evitando o risco de obsolescência.