Browsing by Author "Costa, Sara Marques dos Reis Rodrigues da"
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- A influência do celebrity endorsement na escolha de um destino turísticoPublication . Costa, Sara Marques dos Reis Rodrigues da; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesSão já vários os estudos que abordam a temática das celebridades e o respetivo impacto que estas têm junto dos consumidores. O Celebrity Endorsement, apesar de já ser utilizado há algumas décadas, continua a afirmar-se como uma das estratégias de comunicação mais eficazes. Com o aparecimento dos social media e das redes sociais, as relações entre as celebridades e os seus fãs tornou-se mais transparente, e as relações anteriormente mais distantes, ganharam novos contornos. Desta forma, também os destinos turísticos e as suas representações noutros países, começaram a procurar tirar partido das celebridades locais de forma a dar a conhecer os seus produtos, conquistar potenciais consumidores e, no fim, convencerem as pessoas a viajar para aquele determinado destino. No entanto, esta estratégia não pode ser feita apenas com base na popularidade, no aspeto fisíco de uma celebridade ou na quantidade de seguidores que esta tem nas redes sociais, sob o risco de ter o resultado contrário. Neste sentido, o objetivo deste estudo é o de analisar qual a eficácia que o Celebrity Endorsement tem junto dos consumidores, no que diz respeito à escolha de um destino turístico. Assim, através da presente investigação, pretendemos perceber quais as características das celebridades que os consumidores mais valorizam de forma a que estas possam ter um impacto positivo nas atitudes e comportamentos dos consumidores face ao destino. Os resultados do questionário de investigação realizado a 240 consumidores, revelam que as variáveis credibilidade da celebridade, a exposição e a coerência entre a celebridade, o tipo de viagem e o destino em si, têm um impacto relativamente à imagem que o consumidor cria na sua mente do destino em questão. Por outro lado, os resultados permitiram-nos perceber qual a importância que os consumidores atribuem às redes sociais quando chega a hora de escolher e de procurar informação sobre um destino turístico, e qual o papel que as celebridades desempenham aqui.
