Browsing by Author "Chipaco, Eliseu Fragoso Balanda"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O LMS como ambiente tecnológico de suporte ao ensino e aprendizagem na perspetiva dos estudantes e dos professoresPublication . Chipaco, Eliseu Fragoso Balanda; Andrade, António Manuel Valente deA instantaneidade que caracteriza a era digital associada às contínuas novidades tecnológicas alteram o funcionamento da sociedade, imprimindo também uma dinâmica de transformação na educação. As Instituições do Ensino Superior (IES) tornaram-se sem muros e os processos de inovação na aprendizagem e novas abordagens no pensamento pedagógico passaram, em muitas circunstâncias, a ser mediadas por Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Num contexto em que as IES têm procurado executar uma linguagem pedagógica adequada à aprendizagem intercedida pelas diversas plataformas disponíveis, os Learning Management Systems (LMS) tornaram-se nas plataformas mais usadas no processo de ensino aprendizagem, sendo a face mais visível da utilização das TIC nas IES. Diante desta realidade, partindo do caso Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto (Católica-Porto), procurou-se identificar e descrever a morfologia da adequação e exploração da tecnologia LMS no ensino universitário. A descrição teve como foco o uso do campus online da Católica – Porto através da perspetiva de uso atual e de uso futuro. O desenho da investigação teve como base a problemática da morfologia de adequação e utilização dos LMS no ensino universitário assumindo um cariz qualitativo e quantitativo justificado pelos objetivos descritivos do estudo, na medida em que se procurou aferir a percepção dos professores e estudantes utilizando um questionário adptado do Online Learning Environment Survey (OLLES) relativamente às dimensões que o compõem dada a complexidade do Virtual Learning Environment (VLE). Utilizamos técnicas estatísticas descritivas para analisar as respostas dos estudantes e dos professores, e confrontamo-las com os dados de uso do LMS da Católica-Porto. Os resultados indicam que a Católica-Porto integrou o LMS em todos desenhos pedagógicos e o ensino presencial é o que mais explora esta tecnologia. O primeiro ciclo de estudos e a área de ciências sociais e humanas são os que mais utilizam a tecnologia LMS. O estudo mostra ainda que as dimensões interação professor e estudante, aprendizagem social entre estudantes, avaliação realizada online, contéudos disponíveis online, e tecnologia usada em sala de aula levam os professores e estudantes a considerarem útil, pedagogicamente o LMS. As perspetivas dos professores e estudantes quando confrontadas com os dados de uso do LMS, permite clarificar que, apesar de uma tendência crescente na exploração da plataforma e no aumento de uso dos dispositivos móveis, a exploração do LMS, nas suas múltiplas funcionalidades, ainda está aquém das potencialidades. Deste trabalho podem ser retirados contributos no sentido de intensificar o uso do LMS maximizando o aproveitamento dos aparelhos moveis e de todos os itens que ilustram o potencial do LMS, para serem usados em qualquer um dos desenhos pedagógicos, face ao seu caracter síncrono e assíncrono e permite acrescentar aos mecanismos de gestão da tecnologia novas dimensões de medida.