Browsing by Author "Cen, Angelica Ng"
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- A implementação de uma abordagem comunicativa no ensino (básico e secundário) de PLNM em MacauPublication . Cen, Angelica Ng; Capucho, Maria Filomena DiasNos últimos anos, com a promoção e o apoio do governo de Macau, o número de escolas do ensino básico e secundário que ensinam a língua portuguesa tem aumentado significativamente. Apesar de os grandes esforços feitos pelo governo para a divulgação do Português, não existe um programa eficaz e exigente para garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem desta língua dentro da sala de aula, sobretudo no que diz respeito à competência comunicativa dos alunos. O presente trabalho pretende desenvolver uma compreensão da situação atual no que diz respeito ao ensino de Português Língua Não Materna (PLNM) no sistema escolar de Macau, com a intenção de explorar a presença de estratégias visando o desenvolvimento de uma competência comunicativa na sala de aula. Além disso, este estudo procura explorar a relevância e a possibilidade de adotar uma Abordagem Comunicativa no ensino do PLNM com aprendentes chineses, com base na revisão teórica da Abordagem Comunicativa e numa análise qualitativa das aulas observadas e lecionadas em turmas de 7º ano da Escola dos Moradores de Macau. Este estudo permitiu-nos concluir que a aprendizagem e o ensino do PLNM são afetados por uma série de fatores, incluindo as influências sócio-culturais, tais como a percepção dos papéis dos professores e alunos, influenciados pelos métodos tradicionais chineses de aprendizagem e ensino, e o sistema orientado para exames. Como resultado, o estudo explora alguns dos obstáculos e dasafios que afetam a implementação de uma Abordagem Comunicativa no ensino e aprendizagem da língua portuguesa em escolas secundárias de Macau, com vista a identificar formas de melhorar o ensino do currículo da língua portuguesa, assinalando, entre outros aspetos, a necessidade de o governo e as autoridades escolares trabalharem em estreita colaboração com os professores, assegurando que lhes são proporcionadas oportunidades de desenvolvimento profissional e a elaboração de recursos/materiais comunicativos para garantir o ensino eficaz da língua portuguesa nas escolas.