Browsing by Author "Cardoso, Ana Paula"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Inteligência emocional em estudantes do ensino superiorPublication . Santos, Eduardo; Ferreira, Manuela; Ribeiro, Célia; Cardoso, Ana Paula; Cunha, Margarida; Campos, SofiaIntrodução: A inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. Apesar do papel das emoções no envolvimento dos estudantes já ter sido estudado ainda pouco se sabe sobre a forma como a inteligência emocional está relacionada com o envolvimento e outros resultados de aprendizagem chave no ensino superior. Objetivo: Descrever os níveis da inteligência emocional dos estudantes do ensino superior; e Apurar os preditores de inteligência emocional em estudantes do ensino superior. Métodos: Estudo quantitativo, transversal e descritivo-correlacional. A amostra foi não probabilística por conveniência, constituída por 538 estudantes do ensino superior, maioritariamente género feminino (74,21%), com uma média de idades de 21,53±4,53 anos. Resultados: Os scores de inteligência emocional mais elevados correspondem à perceção das próprias emoções (M=32,78±5,57) e à componente sociocognitiva das emoções (M=32,27±4,87). Os estudantes com um score global mais elevado de inteligência emocional são os que estudam diariamente (p=.002). O controlo, o envolvimento social, a autoestima e a felicidade estabeleceram uma associação positiva (β=.21; p<.001; β=.14; p=.002; β=.13; p=.02; β=.18; p=.004, respetivamente) com a inteligência emocional. O equilíbrio estabeleceu uma associação negativa (β=-.16; p<.001) com a inteligência emocional. Conclusão: O controlo, o envolvimento social, a autoestima, a felicidade e o equilíbrio são preditores da inteligência emocional. Impõe-se a necessidade de implementação de programas promotores do desenvolvimento de Inteligência emocional.
- Parental attitudes of children without neurodevelopmental disorders and inclusion of children with Special Educational Needs (SEN)Publication . Campos, Sofia; Pinto, Flávia; Ferreira, Manuela; Cardoso, Ana Paula; Ribeiro, Célia; Couceiro, PaulaOver the last decade there has been a development on the inclusion of students with Special Educational Needs (SEN) in mainstream education. The general objective is to analyze the attitudes of parents of children without neurodevelopmental disorders regarding the inclusion of children with Special Educational Needs. Methods: This is a comparative and correlational study and aims to: Characterize and analyze the possible differences in attitudes of parents of children without neurodevelopmental disorders regarding the inclusion of children with SEN considering the three disorders. The results revealed that parents of children without neurodevelopmental disorders tend to show positive attitudes towards the inclusion of children with SEN. It was found that the type of disturbance and the description that is made of children with SEN have an influence on parental attitudes, which show more positive attitudes towards Hearing Impairment, followed by Trisomy 21, and Behavioral Disorder. Conclusions: Sensitizing parents of children without neurodevelopmental disorders plays an essential role in the messages they convey to their children promoting inclusion.