Browsing by Author "Campos, Luísa Maria Ribeiro da Rocha Peixoto"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Da escola da normalização à escola da diversidade : perspetivas da educação de surdos nos últimos trinta anos em Portugal : relatório de atividade profissionalPublication . Campos, Luísa Maria Ribeiro da Rocha Peixoto; Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco daA educação de surdos tem sofrido grande evolução ao longo dos tempos. Desde o século XVIII, período emergente do processo de educação formal de pessoas com surdez até aos dias de hoje, a tónica foi sendo posta na comunicação, processo vital para o ser humano. Nos últimos trinta anos, em Portugal e em todo o mundo civilizado, oscilou-se entre as abordagens oralista e bilingue (gestualista), processo que discutimos neste documento. A perspetiva bilingue é, hoje, aceite pela maior parte dos especialistas em educação de surdos, linguística, psicologia e neurologia bem como pelos próprios surdos e assenta no respeito pela diversidade e no direito à escola para todos. Esta abordagem baseia-se nos pressupostos que a surdez pode ser vista como uma diferença e que a(s) comunidades(s) surda(s) têm uma língua e culturas próprias. O objetivo deste estudo é plasmar uma panorâmica da educação de crianças e jovens surdos, nos últimos trinta anos, ancorada nas correntes filosóficas, conceitos sociais, teorias curriculares, visão das necessidades educativas especiais e conceitos de aprendizagem que enquadraram as três décadas, dos anos 80 à atualidade. Pretende, ainda, conhecer-se a evolução da educação de surdos em Braga e, ainda, o grau de satisfação dos alunos surdos, da autoestima, a sua visão da escola, dos profissionais que trabalham junto deles, em relação ao modelo bilingue, em prática na Escola EB 2,3 de Lamaçães, Braga, através da aplicação de um inquérito. Os resultados apontam para a satisfação dos alunos surdos em relação ao modelo bilingue.