Browsing by Author "Caeiro, Catarina Isabel Figueira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Inteligência emocional e bem-estar : papel mediador dos estilos de vida nos jovens adultosPublication . Caeiro, Catarina Isabel Figueira; Francisco, Rita Mafalda CostaA etapa de transição para idade adulta é uma fase da vida que sofreu muitas alterações ao longo das décadas. Atualmente investigadores referem até existir uma nova fase de vida, a adultez emergente. Nesta etapa, os jovens adultos experienciam muitas oportunidades e muitos desafios, e a sua resposta perante os mesmos constituem estilos de vida, que podem ser saudáveis ou prejudiciais. Posto isto, conhecer e saber gerir as emoções são recursos que podem tornar os jovens mais aptos a responder às adversidades e mais positivos. Conhecer e saber gerir emoções são competências características da inteligência emocional que influenciam o bem-estar. O presente estudo teve como objetivo explorar a relação entre inteligência emocional e bem-estar, potencialmente mediada pelos estilos de vida. Para o efeito, foram recolhidos dados de uma amostra de 246 participantes das várias zonas do país, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos (M = 23,64, DP = 3,44). Os participantes preencheram questionários de autorrelato, especificamente o “Questionário Estilo de Vida Fantástico”, a “Escala de Florescimento” e o “Questionário de Auto-perceção de Inteligência Emocional”, e foram conduzidas análises de correlações, regressões e de mediação. Das análises de regressão múltipla destaca-se a que confirma que todas as competências de inteligência emocional predizem significativamente o bem-estar. Os resultados revelaram ainda que a inteligência emocional prediz o bem-estar e os estilos de vida, bem como que os estilos de vida têm um papel mediador na relação entre inteligência emocional e bem-estar. Para além da discussão dos resultados, são apresentadas as limitações, sugestões para estudos futuros e as implicações para a prática, bem como as conclusões do presente estudo.