Browsing by Author "Bonito, Guilherme Faria Gato"
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- Inteligência artificial e comunicação de crise : otimizar estratégias na era digitalPublication . Bonito, Guilherme Faria Gato; Simão, João Duarte Borges Martins de VasconcelosNuma era digital que está, também, a transformar o setor da comunicação, a integração de novas ferramentas e tecnologias no dia a dia dos profissionais é inevitável. A adoção acelerada das tecnologias de Inteligência Artificial (IA) nos setores, incluindo o da comunicação, provocou uma transformação na forma como as crises são geridas e comunicadas, e traz oportunidades únicas para o setor. No entanto, esta adoção traz também desafios, nomeadamente no que diz respeito à manutenção do equilíbrio entre a automatização e a supervisão humana. Neste sentido, a presente investigação explora o ponto em que a IA se cruza com a comunicação estratégica. Através de entrevistas com profissionais de comunicação, o estudo investiga como é que a IA está a ser adotada nas agências de comunicação, procurando responder à pergunta de partida “Como é que a Inteligência Artificial pode otimizar as estratégias de comunicação em situações de crise em agências de comunicação?”. A investigação seguiu uma metodologia qualitativa e foram realizadas entrevistas semiestruturadas a 11 agências de comunicação associadas da APECOM (Associação Portuguesa de Empresas de Comunicação). A abordagem qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas, foi utilizada para permitir uma exploração aprofundada das perceções dos profissionais de comunicação. A informação recolhida revela que, embora a IA possa apoiar significativamente a comunicação de crise, a supervisão humana continua a ser essencial para a comunicação estratégica tanto em crise, como no dia-a-dia. Conclui-se também que, embora a IA aumente a eficiência ao oferecer análises preditivas e automatizar tarefas rotineiras, a intuição, inteligência emocional, e o julgamento humano são insubstituíveis. O estudo também destaca as considerações éticas que acompanham a utilização da IA em cenários de crise. A dissertação oferece uma visão teórica sobre o papel da IA na comunicação de crise e fornece recomendações práticas para as agências de comunicação. As conclusões retiradas deste estudo visam ajudar as agências não só a integrar a IA de forma eficaz, mas também a promover ambientes de colaboração onde a perícia humana e as capacidades de IA trabalham em harmonia.