Browsing by Author "Bernardo, Ana Rita Folgado"
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- Estratégias promotoras de humanização em contexto de enfermagem pediátricaPublication . Bernardo, Ana Rita Folgado; Charepe, ZaidaO termo humanização tem sido cada vez mais utilizado nos cuidados de saúde, tornando-se desta forma importante a discussão de estratégias promotoras da humanização. São ingredientes básicos para um cuidar humanizado, a visão holística, o respeito pela individualidade das pessoas, a escuta atenta, a valorização das crenças e a comunicação. Apesar deste ser um contexto tão específico, muitas vezes a humanização, a personalização e os cuidados específicos são deixados de parte. O objeto de estudo deste percurso formativo são as estratégias promotoras da humanização em contexto de enfermagem pediátrica, e através deste relatório pretende-se demonstrar o percurso formativo experienciado nos diferentes contextos da prática clínica através de uma análise crítica, pessoal e profissional, e integrando uma reflexão das aprendizagens e competências adquiridas. Mobilizando a teoria de enfermagem humanística de Paterson e Zderad (1988), foram articulados durante este percurso os referenciais teóricos e a prática baseada na evidência científica, centrados na temática da humanização dos cuidados de enfermagem, procurando desenvolver competências do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica. Neste âmbito foi realizada uma scoping review intitulada “Estratégias promotoras da humanização em contexto de enfermagem pediátrica” em que os principais resultados apontam para a utilização de estratégias que envolvem o acolhimento, a relação de vínculo, a comunicação efetiva e a utilização de práticas lúdicas. Compreendem também o uso da decoração e a introdução de elementos simbólicos como forma de humanizar o ambiente hospitalar. Das atividades desenvolvidas nos diferentes contextos de estágio, destacam-se as seguintes: em cuidados de saúde primários - realização de projeto para instalação do Cantinho da Amamentação; no serviço de urgência pediátrica – realização de uma sessão de formação sobre estratégias não farmacológicas no controlo da dor na criança; e na unidade de neonatologia – realização do curso de promotores em aleitamento materno e elaboração de procedimento para visita das grávidas internadas no serviço de medicina materno-fetal às instalações das unidades de cuidados especializados neonatais.
