Browsing by Author "Barros, Pedro Miguel Ladeira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Níveis comuns de referência e pedagogia de género no ensino de português a alunos surdos : proposta de organização curricularPublication . Barros, Pedro Miguel Ladeira; Gouveia, Carlos A. M.; Mineiro, AnaEsta tese apresenta uma proposta de organização curricular do ensino de português a alunos surdos. Esta proposta tem por base dois conceitos: a pedagogia de género da “Escola de Sydney” e os níveis comuns de referência do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. A pedagogia de género vê a língua numa perspetiva comunicativa e funcional, em relação com o contexto sociocultural, tendo por centro a compreensão e a produção de textos. Os níveis comuns de referência visam o desenvolvimento de competências comunicativas por parte dos utilizadores de uma língua, tendo em consideração as diferenças entre objetivos e entre esses mesmos utilizadores. É nosso propósito demonstrar que estas considerações são válidas no âmbito do ensino de uma língua a alunos surdos. Para tal, apresentamos um estudo de caso em que são visíveis duas conclusões fundamentais: a de que o que está em causa nos modelos bilingues para o ensino de surdos pode não ser apenas a forma de comunicação, gestual ou oral verbal, mas sobretudo a metodologia para o ensino da língua escrita considerada na sua especificidade; e a de que os alunos surdos são heterogéneos e se posicionam de forma diversa face às suas competências em português escrito