Browsing by Author "Barbosa, Isabel Manuela de Sousa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Ensino e aprendizagem da escrita : EOPAVO(S)! : contributos da utilização de um código de apoio à revisão para o desenvolvimento de competênciasPublication . Barbosa, Isabel Manuela de Sousa; Duarte, Isabel MargaridaEsta investigação tem por finalidade avaliar a eficácia da aplicação de um código de apoio à revisão (CAR) e demonstrar a utilidade do estudo aprofundado dos erros e dificuldades de escrita com vista à promoção, em contexto educativo/formativo, da competência de escrita. Para tal, utilizou-se uma metodologia mista, isto é, uma articulação entre técnicas quantitativas (dois inquéritos, um a professores e outro a alunos) e qualitativas (análise de um corpus de registos escritos, seis entrevistas, observação direta, registos num diário de bordo,…) de recolha de dados, às quais se adicionaram ainda modalidades de inquirição de tipo experimental (exercícios de revisão e aperfeiçoamento de dois textos com e sem o suporte do CAR). De acordo com os resultados dos inquéritos e das entrevistas faltam ainda, na Escola, práticas mais diversificadas, participadas e interativas de promoção da competência da escrita e é necessário que a revisão assuma, por parte de professores e alunos, um caráter metódico e sistemático. Verificou-se que o tratamento e análise de um corpus de registos escritos e a correção e revisão classificatórias (que informam sobre o tipo de erros e aspetos a aperfeiçoar) possibilitam ao professor o reconhecimento das áreas problemáticas da escrita e a adequação de estratégias e facilitam aos alunos a identificação dos tipos de erros produzidos, conduzindo à sua superação. Os resultados obtidos através da realização do plano quase-experimental indicam que é significativa a evolução positiva que a introdução do CAR gera ao nível do aperfeiçoamento da escrita, fornecem indícios muito relevantes de que a sua utilização é vantajosa para os alunos, enquanto modo de facilitação processual e enquanto veículo de reforço de autonomia na identificação dos erros e na mobilização de procedimentos de autocorreção e edição. Adicionalmente, para os alunos intervenientes neste estudo, foi unânime a opinião segundo a qual a utilização de um instrumento como o CAR facilita a revisão e reescrita de textos.