Browsing by Author "Areias, Maria Isabel Sousa"
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- Poder, comunicação e liderança escolar num contexto culturalmente adversoPublication . Areias, Maria Isabel Sousa; Estêvão, Carlos Alberto VilarA presente tese assenta as suas bases numa análise geral das organizações integradas por duas estruturas aparentemente antagónicas mas cujas relações se tornam nitidamente visíveis a todos aqueles que nela participam. Neste contexto, e sendo a escola uma organização com um elevado nível de interacções humanas, muitos dos conceitos associados às organizações industriais, produtivas e racionais foram naturalmente aplicados à educação independentemente das suas variáveis internas e externas, originando assim o tão polémico modelo one best way. Naturalmente que a visão humanista das organizações se interpôs ao levantar inúmeras questões de âmbito contingencial, de foro motivacional e situacional, elevando a problemática do modelo burocrático racional a um outro patamar. Dividida em duas partes centrais, a primeira teórica e a segunda reflexiva, a presente tese tem como fundo de análise a seguinte questão: Como é possível, através do uso do poder, liderança e comunicação, encontrar no interior de uma organização educativa culturalmente adversa, um equilíbrio entre a estrutura formal de natureza burocrática e a estrutura informal de natureza política? Utilizando como objecto de análise a experiência educativa na cidade do Huambo, em Angola, pretendemos construir uma resposta simples e concreta, não só ao nível teórico mas principalmente prático. Como conclusão, e após longas reflexões, a experiência aqui retratada e fundamentada essencialmente pelo pensamento de M. Weber, M. Crozier, C. Estêvão e J. A. Costa, entendeu que a conciliação do mundo formal e informal, depende da astúcia do líder evolutivo e a capacidade deste se movimentar entre o mundo racional e o mundo político, de acordo com as motivações, necessidades, níveis de maturidade e autonomia dos seus integrantes (prática de liderança) e não dos seus subordinados (prática de poder).