Browsing by Author "Abreu, Mariana Ferreira Lima Andresen"
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- Fatores ecológicos de proteção e resilência em adolescentes perspetiva longitudinal de um estudo de casoPublication . Abreu, Mariana Ferreira Lima Andresen; Xavier, Maria Raul LoboEsta investigação longitudinal pretende compreender como se desenvolvem os processos de resiliência num grupo de adolescentes de risco (durante os três anos do terceiro ciclo) considerando a presença de fatores de risco e proteção nas suas vidas que permitem compreender os processos de resiliência. Assim, procuramos entender a influência dos contextos enquanto promotores de resiliência, nomeadamente ao nível da realização académica no percurso escolar, na relação com o grupo de pares, das relações estabelecidas no contexto familiar e outros contextos na comunidade. Resiliência considerada “um processo dinâmico que envolve uma adaptação positiva a um contexto de grande adversidade” (Luthar, Cicchetti & Becker, 2000, p.543) envolve competência individual em tarefas desenvolvimentais ajustadas à idade em que o indivíduo se encontra (Masten, Obradovic, 2006). A adoção dos modelos de desenvolvimento humano (e.g. Sameroff & Chandler, 1975; Bronfenbrenner & Morris, 1998) permitem compreender os modelos de leitura de resiliência, nomeadamente, o Modelo Transacional de Masten (1999) e o Modelo de Resiliência de Kumpfer (1999) na interpretação do constructo – Resiliência. A investigação desenvolvida ao longo de três anos consiste num estudo de caso longitudinal orientada pelo paradigma pragmático (Teddlie e Tashakkori, 2003; Johnson e Onwuegbuzie, 2004; Creswell e Plano Clark, 2007), com recurso aos métodos mistos e utilização de um desenho incorporado (embedded design) ao qual se deu predominância à metodologia qualitativa. À outra metodologia (i.e. a quantitativa) a de papel complementar (Creswell, et al. 2003; Creswell & Plano Clark, 2007). A utilização da análise de conteúdo, com recurso ao software NVivo, 9.2 serviu para interpretar entrevistas e informações complementares dos alunos. A utilização (entre outros) de um questionário sociométrico e pautas de avaliação serviram de apoio na investigação. Dos resultados encontrados percebemos que devemos olhar os processos de resiliência dos adolescentes, na capacidade (ou não) para uma mudança positiva, nos fatores ecológicos promotores de proteção e considerar a diferença de resultados na adaptação positiva como resultante da interação dos jovens e seu contexto cultural ecológico.