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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As consumers become increasingly aware of the negative environmental consequences of
buying certain products, they demand more transparency and responsible behaviors from
manufacturers. In this context, eco-labels emerge to empower shoppers with knowledge so
that they can make informed sustainable purchases. However, since there is a vast number of
eco-labels on the market, brands need to choose wisely the logos that will add some value to
customers, in terms of environmental implications, without overwhelming or growing
mistrust.
This dissertation aims to clarify how eco-label communication impacts the purchase intention
of skincare by using two types of logos: cruelty-free and vegan. It further explores if
certification influences consumers’ buying decisions.
For such, an online survey was distributed, and the results indicated that logo communication
has a positive impact on purchase intention, as does certification. However, the two logos
used did not show significant differences between them. Hence we argue that different claims
do not matter in this case.
Additionally, other variables were incorporated. Logo recognizability exhibited a positive
effect on purchase intention, and pro-environmental attitude moderated the relationship that
eco-labels have on the willingness to purchase.
In conclusion, this study gives marketers relevant insights on how they can increase purchase
intention by incorporating eco-labels in their products, which can be translated into higher
sales volume.
Os consumidores estão cada vez mais conscientes das consequências ambientais negativas envolvidas na compra de produtos e, por isso, exigem mais transparência e responsabilidade por parte dos fabricantes. Nesse contexto, os rótulos ecológicos surgem para dotar os consumidores de conhecimento para que possam exercer com maior confiança compras sustentáveis. No entanto, dado que existe um grande número de rótulos ecológicos no mercado, é preciso ponderar quais os símbolos que acrescentam valor aos clientes, em termos de implicações ambientais, sem sobrecarregar ou aumentar a desconfiança. Este estudo visa compreender o impacto que a comunicação de rótulos ecológicos tem na intenção de compra de cuidados para a pele, através de dois tipos de símbolos: não testado em animais e vegan. Para além disso, o efeito que a certificação desempenha nos consumidores também é aprofundado. Para tal, um inquérito online foi distribuído e os resultados revelam que a comunicação de rótulos tem um impacto positivo na intenção de compra, assim como a certificação. No entanto, os rótulos não mostraram diferenças significativas entre eles, pelo que se concluiu que diferentes símbolos não importam neste caso. Além disso, outras variáveis foram incorporadas. O reconhecimento de rótulos apresentou um efeito positivo na intenção de compra e a atitude pró-ambiental moderou a relação que os rótulos têm na intenção de compra. Concluindo, este estudo oferece conhecimentos relevantes para aumentar a intenção de compra dos consumidores ao incorporar rótulos ecológicos nos produtos, o que se pode traduzir num maior número de vendas.
Os consumidores estão cada vez mais conscientes das consequências ambientais negativas envolvidas na compra de produtos e, por isso, exigem mais transparência e responsabilidade por parte dos fabricantes. Nesse contexto, os rótulos ecológicos surgem para dotar os consumidores de conhecimento para que possam exercer com maior confiança compras sustentáveis. No entanto, dado que existe um grande número de rótulos ecológicos no mercado, é preciso ponderar quais os símbolos que acrescentam valor aos clientes, em termos de implicações ambientais, sem sobrecarregar ou aumentar a desconfiança. Este estudo visa compreender o impacto que a comunicação de rótulos ecológicos tem na intenção de compra de cuidados para a pele, através de dois tipos de símbolos: não testado em animais e vegan. Para além disso, o efeito que a certificação desempenha nos consumidores também é aprofundado. Para tal, um inquérito online foi distribuído e os resultados revelam que a comunicação de rótulos tem um impacto positivo na intenção de compra, assim como a certificação. No entanto, os rótulos não mostraram diferenças significativas entre eles, pelo que se concluiu que diferentes símbolos não importam neste caso. Além disso, outras variáveis foram incorporadas. O reconhecimento de rótulos apresentou um efeito positivo na intenção de compra e a atitude pró-ambiental moderou a relação que os rótulos têm na intenção de compra. Concluindo, este estudo oferece conhecimentos relevantes para aumentar a intenção de compra dos consumidores ao incorporar rótulos ecológicos nos produtos, o que se pode traduzir num maior número de vendas.
Description
Keywords
Eco-labels Logos Cruelty-free Vegan Purchase intention Certified Selfclaimed Logo recognizability Pro-environmental attitude Rótulos ecológicos Logotipos Não testado em animais Intenção de compra Certificado Auto-atribuído Reconhecimento de rótulo Atitude pró-ambiental