Repository logo
 
Publication

Sephora : posicionamento face aos desafios no comportamento das gerações Z e millennials

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCeleste, Pedro Manuel Amador Rodrigues
dc.contributor.authorFonseca , Jaíne de Oliveira
dc.date.accessioned2023-11-15T09:29:12Z
dc.date.available2023-11-15T09:29:12Z
dc.date.issued2023-10-26
dc.date.submitted2023-09
dc.description.abstractNos últimos anos, a indústria da beleza e cosmética tem testemunhado uma rápida evolução e relevado bastante resiliência face às crises económicas globais e ao ambiente macroeconómico em constante mudança. Novas tendências de mercado surgiram e as empresas tiveram que adaptar as suas estratégias de posicionamento para atender às expectativas dos novos consumidores, chamados nativos digitais. A presente tese investiga como a Sephora, empresa de perfumaria e cosmética Premium, se posiciona face aos desafios no comportamento das gerações Z e millennials, que parecem ter diferentes hábitos de compra, voltados para a tecnologia e inovação. Para sustentar as conclusões, foi feita uma entrevista à responsável pelos Social Media e Relações Públicas da empresa e um questionário a consumidores de ambas as gerações. Os resultados permitiram afirmar que o posicionamento da empresa se tem manifestado suficiente, dentro daquilo que as novas gerações procuram numa marca e que não houveram diferenças significativas de comportamento entre as duas gerações. A estratégia da empresa pode ser direcionada de igual forma para este público, mas deve concentrar-se na criação de experiências imersivas e memoráveis nas lojas, onde estas gerações mais compram os seus produtos de beleza, com mais tecnologia, inovação e serviços personalizados, para reforçar o posicionamento de uma empresa inovadora e que gera novas tendências.pt_PT
dc.description.abstractIn recent years, the beauty and cosmetics industry has witnessed rapid evolution and shown resilience in the face of global economic crises and the ever-changing macroeconomic environment. New market trends emerged, and companies had to adapt their positioning strategies to meet new consumers' expectations, called digital natives. This thesis investigates how Sephora, a premium perfumery and cosmetics company, positions itself toward challenges in the behaviour of Generation Z and millennials, who seem to have different buying habits and focus on technology and innovation. For conclusions support, there was an interview with the person responsible for the company's Social Media and Public Relations and a questionnaire to consumers of both generations. The results allowed us to state that the company's positioning has been manifested enough within what the new generations look for in a brand and that there were no significant differences in behaviour between generations. The company can direct its strategy equally directed towards this audience. Still, it should focus on creating immersive and memorable experiences in stores, where these generations most buy their beauty products, with more technology, innovation and personalized services, to reinforce the positioning of an innovative company that generates new trends.pt_PT
dc.identifier.tid203386868pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/43097
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectIndústria da beleza e cosméticapt_PT
dc.subjectPosicionamentopt_PT
dc.subjectGeração Zpt_PT
dc.subjectGeração Millennialpt_PT
dc.subjectCanal de comunicaçãopt_PT
dc.subjectOnline vs. off-linept_PT
dc.subjectBeauty and cosmetics industrypt_PT
dc.subjectPositioningpt_PT
dc.subjectGeneration Zpt_PT
dc.subjectMillennial Generationpt_PT
dc.subjectCommunication channelpt_PT
dc.subjectOnline vs. offlinept_PT
dc.titleSephora : posicionamento face aos desafios no comportamento das gerações Z e millennialspt_PT
dc.title.alternativeSephora : positioning toward challenges in the behaviour of generation Z and millennialspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Aplicadapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203386868.pdf
Size:
3.95 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: