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A leitura em crianças prematuras com perturbações neuromotoras

dc.contributor.authorCampos-Gil, Iolanda
dc.contributor.authorNunes, Maria Vânia
dc.date.accessioned2021-06-09T09:55:51Z
dc.date.available2021-06-09T09:55:51Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractEste trabalho visa avaliar em simultâneo os perfis do processamento visual e fonológico na leitura, em crianças nascidas prematuras com perturbação neuromotora ligeira e moderada. A tarefa de leitura será realizada com o teste da leitura em Português Europeu- ALEPE, para avaliação do processamento visual na leitura realizar-se-á o registo simultâneo do seguimento ocular (eye-tracking), e para avaliação do processamento fonológico será considerada a análise da voz gravada na ALEPE. Estão já constituídos três grupos. Um grupo experimental de 25 prematuros com perturbação neuromotora ligeira e moderada (de acordo com Sistema de Classificação da Função Motora Global SCFMG), um grupo de 25 crianças com idêntica perturbação neuromotora nascidas de termo e um grupo com 32 crianças tipicamente desenvolvidas com idades entre os 7 e 10 anos. Todas as crianças incluídas têm um QI igual ou superior a 70. Todos os participantes serão submetidos à tarefa de leitura com computador e sistema eye-tracking que decorre numa única sessão no final do ano letivo. Para melhor caracterização dos grupos, todos serão avaliados em duas sessões precedentes em termos do desenvolvimento cognitivo relacionado com o processamento visuopercetivo (perceção visuo-espacial, memória visual com Teste de atenção visual, WISC III, Índice percetivo e Figura complexa de Rey) e com o desenvolvimento da Linguagem (incluindo o processamento fonológico, avaliação com índice verbal da WISC III e Desenvolvimento da linguagem Gol-E). Para melhor caracterização serão também considerados os dados das ressonâncias magnéticas. A nossa expectativa é a de encontrar perfis específicos em cada grupo na atividade de leitura ao nível da atenção visual, seguimento e fixação visual e processamento fonológico, estando associados a cada perfil perturbações específicas do neurodesenvolvimento a nível visuopercetivo e fonológico. O estudo encontra-se a decorrer, estando já os grupos constituídos com as avaliações do desenvolvimento visuopercetivo e da linguagem realizadas. A avaliação da leitura realiza-se no final do ano letivo, estando condicionada pelo calendário escolar, tendo já sido reunidas todas as autorizações necessárias. Os resultados preliminares estarão compilados em Junho e os finais serão apresentados em Setembro. Pretende-se que os perfis encontrados na atividade de leitura possam contribuir para o desenvolvimento de estratégias específicas por parte dos profissionais na abordagem do ensino destas crianças com NEE.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.17979/reipe.2015.0.11.462pt_PT
dc.identifier.issn2386-7418
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/33531
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectProcessamento visual e fonológicopt_PT
dc.subjectPré-termopt_PT
dc.subjectIdade escolarpt_PT
dc.titleA leitura em crianças prematuras com perturbações neuromotoraspt_PT
dc.title.alternativeReading in preterm children with neuro-motor disorderspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage79pt_PT
oaire.citation.startPage74pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educaciónpt_PT
oaire.citation.volume11pt_PT
person.familyNamesilva nunes
person.givenNamemaria vania
person.identifier128011
person.identifier.ciencia-idD119-61EF-9002
person.identifier.orcid0000-0002-9276-8142
person.identifier.ridN-8482-2013
person.identifier.scopus-author-id26434874000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationf002e692-3157-4a8e-8872-d45bfdc460fe
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