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A leitura em crianças prematuras com perturbações neuromotoras
dc.contributor.author | Campos-Gil, Iolanda | |
dc.contributor.author | Nunes, Maria Vânia | |
dc.date.accessioned | 2021-06-09T09:55:51Z | |
dc.date.available | 2021-06-09T09:55:51Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | Este trabalho visa avaliar em simultâneo os perfis do processamento visual e fonológico na leitura, em crianças nascidas prematuras com perturbação neuromotora ligeira e moderada. A tarefa de leitura será realizada com o teste da leitura em Português Europeu- ALEPE, para avaliação do processamento visual na leitura realizar-se-á o registo simultâneo do seguimento ocular (eye-tracking), e para avaliação do processamento fonológico será considerada a análise da voz gravada na ALEPE. Estão já constituídos três grupos. Um grupo experimental de 25 prematuros com perturbação neuromotora ligeira e moderada (de acordo com Sistema de Classificação da Função Motora Global SCFMG), um grupo de 25 crianças com idêntica perturbação neuromotora nascidas de termo e um grupo com 32 crianças tipicamente desenvolvidas com idades entre os 7 e 10 anos. Todas as crianças incluídas têm um QI igual ou superior a 70. Todos os participantes serão submetidos à tarefa de leitura com computador e sistema eye-tracking que decorre numa única sessão no final do ano letivo. Para melhor caracterização dos grupos, todos serão avaliados em duas sessões precedentes em termos do desenvolvimento cognitivo relacionado com o processamento visuopercetivo (perceção visuo-espacial, memória visual com Teste de atenção visual, WISC III, Índice percetivo e Figura complexa de Rey) e com o desenvolvimento da Linguagem (incluindo o processamento fonológico, avaliação com índice verbal da WISC III e Desenvolvimento da linguagem Gol-E). Para melhor caracterização serão também considerados os dados das ressonâncias magnéticas. A nossa expectativa é a de encontrar perfis específicos em cada grupo na atividade de leitura ao nível da atenção visual, seguimento e fixação visual e processamento fonológico, estando associados a cada perfil perturbações específicas do neurodesenvolvimento a nível visuopercetivo e fonológico. O estudo encontra-se a decorrer, estando já os grupos constituídos com as avaliações do desenvolvimento visuopercetivo e da linguagem realizadas. A avaliação da leitura realiza-se no final do ano letivo, estando condicionada pelo calendário escolar, tendo já sido reunidas todas as autorizações necessárias. Os resultados preliminares estarão compilados em Junho e os finais serão apresentados em Setembro. Pretende-se que os perfis encontrados na atividade de leitura possam contribuir para o desenvolvimento de estratégias específicas por parte dos profissionais na abordagem do ensino destas crianças com NEE. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.17979/reipe.2015.0.11.462 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2386-7418 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/33531 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Processamento visual e fonológico | pt_PT |
dc.subject | Pré-termo | pt_PT |
dc.subject | Idade escolar | pt_PT |
dc.title | A leitura em crianças prematuras com perturbações neuromotoras | pt_PT |
dc.title.alternative | Reading in preterm children with neuro-motor disorders | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 79 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 74 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación | pt_PT |
oaire.citation.volume | 11 | pt_PT |
person.familyName | silva nunes | |
person.givenName | maria vania | |
person.identifier | 128011 | |
person.identifier.ciencia-id | D119-61EF-9002 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9276-8142 | |
person.identifier.rid | N-8482-2013 | |
person.identifier.scopus-author-id | 26434874000 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | f002e692-3157-4a8e-8872-d45bfdc460fe | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f002e692-3157-4a8e-8872-d45bfdc460fe |
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