Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
27.02 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Corporate social responsibility (CSR) and stakeholder engagement have gained some
traction over the years, nevertheless, it still remains uncertain how much those concepts
have ingrained themselves into daily business activities.
Based on several scientific books and journal articles, this research will follow the
development of four vital topics which are corporate social responsibility, stakeholder
engagement, CSR communication and social entrepreneurship. Through a case study of a
social enterprise in Uganda, this research combines management and communication
research fields through an exploratory approach with the aim to understand and reveal how
CSR communication processes can be a driver towards engaging stakeholders within a
business setting. The case of Marula Creative Consultancy was investigated through the
research methods documentation and interviews. It sought to identify the CSR activities
and CSR communication activities to engage stakeholders from two different perspectives.
Therefore, this master thesis explores insights from a company’s perspective and a further
stakeholder perspective, namely the clients. After establishing the context of this case, the
data analysis collection and analysis were conducted. The findings of this research state
that stakeholder engagement is an essential part of social enterprises, and that stakeholder
engagement can partially be obtained through CSR communication.
A responsabilidade social corporativa (RSC) e o envolvimento das partes interessadas ganharam alguma força ao longo dos anos, no entanto, continua a ser incerto em que medida estes conceitos se concretizam na prática empresarial. Esta investigação focar-se-á no desenvolvimento de quatro tópicos essenciais, sendo eles a responsabilidade social corporativa, o envolvimento das partes interessadas, a comunicação RSC e o empreendedorismo social, com base em vários livros e artigos relevantes encontrados na literatura. Através de um estudo de caso a uma empresa social no Uganda, esta investigação combina os campos científicos da gestão e da comunicação através de uma abordagem exploratória, com o objectivo de compreender e revelar como os processos de comunicação sobre RSC podem ser um motor para o envolvimento das partes interessadas num contexto empresarial. Foi proposto identificar as atividades de RSC e as atividades de comunicação sobre RSC para envolver as partes interessadas a partir de duas perspectivas diferentes. Por conseguinte, esta tese de mestrado explora as perspectivas de uma empresa e as perspectivas das suas partes interessadas, nomeadamente os clientes. Os resultados desta investigação concluem que o envolvimento das partes interessadas é uma parte essencial das empresas sociais, e que este envolvimento pode ser parcialmente obtido através da comunicação RSC.
A responsabilidade social corporativa (RSC) e o envolvimento das partes interessadas ganharam alguma força ao longo dos anos, no entanto, continua a ser incerto em que medida estes conceitos se concretizam na prática empresarial. Esta investigação focar-se-á no desenvolvimento de quatro tópicos essenciais, sendo eles a responsabilidade social corporativa, o envolvimento das partes interessadas, a comunicação RSC e o empreendedorismo social, com base em vários livros e artigos relevantes encontrados na literatura. Através de um estudo de caso a uma empresa social no Uganda, esta investigação combina os campos científicos da gestão e da comunicação através de uma abordagem exploratória, com o objectivo de compreender e revelar como os processos de comunicação sobre RSC podem ser um motor para o envolvimento das partes interessadas num contexto empresarial. Foi proposto identificar as atividades de RSC e as atividades de comunicação sobre RSC para envolver as partes interessadas a partir de duas perspectivas diferentes. Por conseguinte, esta tese de mestrado explora as perspectivas de uma empresa e as perspectivas das suas partes interessadas, nomeadamente os clientes. Os resultados desta investigação concluem que o envolvimento das partes interessadas é uma parte essencial das empresas sociais, e que este envolvimento pode ser parcialmente obtido através da comunicação RSC.
Description
Keywords
Corporate social responsibility (CSR) Stakeholder engagement CSR communication Social entrepreneurship Social enterprise Creative social impact agency Uganda Envolvimento de partes interessadas Responsabilidade social corporativa (RSC) Comunicação RSC Empreendedorismo social Empresa social Agência criativa de impacto social